Teatro de fantoches diverte crianças internadas no Hospital Municipal de Araguaína

Getting your Trinity Audio player ready...

Atividade foi desenvolvida de forma lúdica e ensinou a importância de ir ao médico

Ficar longe do seio familiar, da escola e dos amiguinhos torna o período de hospitalização mais complicado para as crianças. Para que esse momento seja cheio de alegria, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania prepara atividades que, ao mesmo tempo que divertem, ensinam.

O GTH – Grupo de Trabalho Humanizado realizou, na brinquedoteca do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, um teatro de fantoches para as crianças internadas na unidade. A encenação contou a história do Juquinha, uma criança que ficou doente e precisou ir para o hospital.

“Nessa peça teatral, o médico se mostra muito humanizado e cuidadoso com a criança, utilizando atividades do repertório infantil, como o brincar, para ajudar nessa passagem de tempo em que a criança está internada”, explica a terapeuta ocupacional do HMA, Jéssica Monique.

As crianças não só assistiram como também puderam participar da encenação. Elas puderam ouvir o coração do Juquinha Fantoche usando um estetoscópio de brinquedo. A ação deu protagonismo à criança, mostrando o quanto são importantes.

“A atividade ajuda a criança a se inteirar sobre o cuidado que os enfermeiros e médicos têm com ela, o que acaba ajudando no processo de recuperação”, destacou a terapeuta ocupacional.

Interação

A pequena Aylla Costa estava tímida no começo, mas logo embarcou na historinha, e sua mãe Vanderlea Costa adorou a dinâmica.

“Achei muito interessante o teatrinho. Temos crianças que nunca tiveram acesso a esse tipo de entretenimento, algumas ficam com medo, mas depois começam a interagir. Ela ficou tímida no começo, mas depois se divertiu”.

O pequeno Nycollas Moraes Gomes também se divertiu, assim como sua mãe Mickelly Moraes Gomes.

“É excelente ver que o hospital incentiva o aprendizado das crianças e ainda ajuda no desenvolvimento delas. Meu filho gostou demais”, conclui a mãe.

O que é o GTH

O Grupo de Trabalho Humanizado do HMA é composto por uma equipe de profissionais da unidade que realiza ações com foco no trabalho humanizado.

“O GTH tem a função de humanização, de um atendimento humanizado, onde o paciente é muito mais do que um nome, que ele está aqui para tratar de uma doença. Nesse momento difícil, nós estamos aqui para amenizar, trazer alegria para os pacientes por meio do teatro e da música”, finaliza a integrante do grupo Beatriz Oliveira.

O Hospital Municipal de Araguaína é custeado pela Prefeitura Municipal e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

 

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.