3° Mini Chefinho do HMA utiliza o brincar para estimular a alimentação saudável

Getting your Trinity Audio player ready...

Projeto incentiva as crianças internadas a descobrirem novos sabores

Em um mundo cheio de refrigerantes, fast-food e guloseimas, as crianças acabam preferindo alimentos açucarados e gordurosos ao invés dos naturais. Para engajar a criançada na jornada da alimentação saudável, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína implantou o programa Mini Chefinho, que já está na sua terceira edição.

Quanto mais divertida for a atividade, mais fácil será ensinar boas e gostosas lições para as crianças. Para ajudar os pequeninos internados na unidade, a nutricionista Ana Paula Moraes Cardoso utilizou o brincar para ensinar a importância da alimentação saudável.

Para isso, vendou as crianças e colocou em suas mãos uma fruta. Elas podiam usar o tato e o olfato para tentar descobrir o que estavam segurando. Ninguém podia soprar o resultado, nem mesmos pais e mães que acompanhavam a atividade.

“É importante que a criança conheça bem os alimentos, que use os sentidos para descobrir novos sabores e, assim, se divertir enquanto come. Ao mesmo tempo, nós reforçamos para pais, mães e responsáveis que a alimentação saudável precisa fazer parte da vida dos filhos”, destaca a nutricionista.

Pode, sim, brincar com a comida

Eduardo Campos, coordenador do SND – Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, conta que tornar o momento divertido facilita a aceitação por parte das crianças.

“Um dos objetivos do Mini Chefinho é auxiliar as mães e pais durante a fase da seletividade alimentar. Então, transformar esse momento em algo mais divertido incentiva as crianças a descobrirem novos sabores enquanto brincam, não ficando presas a um mesmo alimento”, enfatiza Eduardo.

O HMA é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Aprendizado

Mesmo não participando da brincadeira, devido à timidez, a pequena Lara Pereira de Brito, de apenas quatro anos, acompanhou de perto os amiguinhos na descoberta de novos sabores. Sua mãe, Cleidilane Pereira Alves, conta que a filha gostou da brincadeira.

“Ela não participou, mas ficou prestando atenção e curtiu a brincadeira. Em casa ela sempre fala que temos de ser saudáveis, que tem de comer maçã, laranja e bastante verdura. Então, ela viu outras crianças aprenderem o que ela já sabe”, concluiu a mãe.

 

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.