Getting your Trinity Audio player ready...
|
A festividade faz parte de um projeto humanizado que visa levar mais interação e descontração para as crianças
Ficar internado em um hospital, por vezes, é necessário, mas nem sempre agradável, ainda mais quando se é criança. O ambiente cheio de rotinas e pouca distração é difícil para os mais pequenos, principalmente quando o espaço de diversão, como a brinquedoteca, permanece fechado em virtude da pandemia da covid-19.
E nesse contexto não muito divertido surge o esforço de colaboradores de diversos setores do HMA – Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado, gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, para tornar a passagem dos pacientes infantis pela unidade mais leve e esperançosa.
Uma iniciativa diferente
O projeto “Hoje é seu Aniversário” foi criado pela equipe do HMA para proporcionar interação entre pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade.
O pequeno Ravi Vieira de Souza foi um dos agraciados pelo projeto, celebrando seu primeiro ano de vida, no último dia 8 de janeiro, na presença da mãe e de toda a equipe multiprofissional de assistência à saúde. E com direito a um bolo personalizado, respeitando a dieta do paciente.
“O momento foi bastante prazeroso. Quando eu fui me atentar que ele ia passar o aniversário dele no hospital, eu fiquei um pouco decepcionada, porque a gente já tinha combinado de fazer um bolinho pra ele em casa, com o irmão dele. Mas quando eu desci pra enfermaria e a enfermeira veio me perguntar se poderia trazer um bolinho pra ele, eu fiquei imensamente feliz, aquilo me contagiou”, conta a mãe, Maria do Carmo Lopes de Souza.
Humanização acima de tudo
“O Ravi ficou encantado com os balões verdes que trouxemos e toda a cantoria do parabéns. Passar o primeiro aniversário dentro do hospital não é o que queremos para uma criança, mas ela precisa estar aqui para se tratar. Então fizemos o possível para tornar esse momento o melhor para o paciente”, conta Eduardo Campos, nutricionista do HMA e idealizador da ação.
Uma celebração, mesmo que simples, tem o poder de melhorar a qualidade do tempo que o usuário passa na unidade, trabalhando o humor da criança, a forma como ela enxerga o período de internação e deixa tudo menos pesado.
“Esse é um dos objetivos da humanização hospitalar que o ISAC tanto preza. Nosso objetivo é acolher, tratar e curar o paciente. Dentro deste processo, levamos um pouco de esperança, descontração e alegria, diminuindo a tensão do ambiente hospitalar. E sabemos que tudo isso é fundamental para a recuperação da criança”, reforça Síntia Barros, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPES.
“Foi uma alegria tão grande por eles terem tido atenção com a gente, de ir até o quarto, ver que meu filho estava aniversariando e oferecer um bolo. Então aquele foi um momento mágico. A intenção deles me encheu de alegria. A equipe está de parabéns”, finalizou a mãe do paciente.