Getting your Trinity Audio player ready...
|
Crianças internadas e acompanhantes foram orientadas sobre a importância da higienização
As crianças internadas no HMA – Hospital Municipal de Araguaína participaram de uma ação educativa do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Com o tema “Como lavar as mãos corretamente”, os pequenos conheceram a fundo a importância do ato.
Organizada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a ação explicou que a higienização de mãos é a forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar. O processo pode ser feito com água e sabão ou com álcool 70%.
Conhecimento compartilhado
Com as mãos sujas de tinta guache, os pacientes foram orientados sobre a forma correta de higienizar as mãos.
“Ao sair do hospital com esse aprendizado, as crianças vão poder ajudar seus amiguinhos a se protegerem”, destacou a coordenadora da atividade, Nelza Miranda de Sousa.
Foi ensinado para as crianças em quais momentos as mãos precisam ser lavadas, como depois de sair do banheiro, após manusear algo sujo e antes das refeições.
“Informamos que esse é um modo eficaz de prevenir a transmissão de micro-organismos infecciosos de uma pessoa a outra. Lavar as mãos é particularmente importante para quem tem contatos físicos frequentes com outras crianças”, pontuou Nelza.
A ação foi realizada na brinquedoteca e aconteceu de forma bem divertida, o que prendeu a atenção das crianças e acompanhantes.
“A atividade pode ser construída na infância de maneira divertida a fim de estimular os pequenos a cuidarem da própria saúde. Assim eles se tornam adultos mais responsáveis e conscientes”, finalizou a enfermeira do SCIRAS, Rosana Saraiva Cruz.
O HMA é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC.