Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Feminina, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu uma palestra sobre “Nutrição e Saúde da Mulher” para as acompanhantes de pacientes internados no HMA – Hospital Municipal de Araguaína.
Ministrada pela nutricionista Tamires Assunção Sales, a conversa abordou sobre como a alimentação é peça-chave em problemas recorrentes na saúde da mulher, como a menopausa, a SOP – Síndrome do Ovário Policístico e a menstruação.
“O que as mulheres devem entender é que a alimentação tem dois grandes poderes, o de influenciar positivamente com a melhora dos sintomas e também negativamente com a piora deles. É importante levar esse conhecimento as mulheres porque dessa forma elas podem adotar hábitos preventivos melhorando a própria alimentação e a da família”, destaca a nutricionista.
Além de adotar hábitos alimentares saudáveis, é necessário mudar o estilo de vida, praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso, evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool.
A Maria de Jesus Pacatuba prometeu que irá se alimentar de forma mais saudável e que compartilhará com a família tudo o que aprendeu.
“Aprendi muita coisa, principalmente sobre a parte da menopausa, que é uma coisa que eu vejo acontecendo com minha mãe e com minha sogra, tem pessoas da minha família que já estão nesse processo. Agora é consumir muita comida saudável, principalmente integral, para não sofrer com as doenças que a nutricionista falou”, finaliza Maria de Jesus.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.