Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma pessoa é mais do que um número, um prontuário ou um leito, ela é a família de alguém, o amor de alguém, deve ser valorizada, tratada de forma humanizada, como se fosse um membro da própria família da equipe do Hospital.
É de forma constante que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove conversas com seus colaboradores falando sobre o Tratamento Humanizado. O público dessa vez foi a equipe de radiologia do HMA – Hospital Municipal de Araguaína.
O objetivo foi transmitir a perspectiva do paciente e da família, como é que é para essas pessoas estarem hospitalizadas, trazer esse olhar do paciente e como deve ser o atendimento a maneira mais respeitosa possível, de uma maneira mais acolhedora.
“O tratamento deve ser centrado no paciente, não na doença, devemos olhar para aquela pessoa além da sua enfermidade, então nós não tratamos uma doença, nós tratamos o paciente. Isso significa que o paciente tem uma vida, família, angústias, ele não é só mais um, nós temos a visão do cuidado centrado na pessoa”, destaca a palestrante e psicóloga hospitalar do HMA, Dra. Nayana Brunio.
Essas instruções que falam da abordagem humanizada são importantes para que os colaboradores atuantes no HMA percebam que a pessoa não é um leito ou uma doença, que aquela pessoa é o mundo de alguém.
“A conversa com a psicóloga irá acrescentar muito no meu trabalho, vou começar a olhar com os olhos dos pacientes e não com os meus olhos como profissional, às vezes a gente usa muito a parte técnica e esquece um pouco de ser humano, mas com certeza irei mudar”, finaliza a técnica em Radiologia do HMA, Eliete Reis Batista.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.