Hospital Municipal de Araguaína é o 22º melhor hospital público do Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

Em premiação nacional inédita, as 40 melhores instituições hospitalares vinculadas ao SUS do país

Único hospital público localizado fora do estado de São Paulo que é acreditado internacionalmente pela Qmentum International, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado foi reconhecido como o 22º melhor hospital público do Brasil.

A premiação nacional inédita foi realizada na manhã desta terça-feira, 08/11, em Brasília (DF). O “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” reconheceu as 40 melhores unidades hospitalares do país com atendimento 100% financiado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

A iniciativa do IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde, IES – Instituto Ética Saúde e ONA – Organização Nacional de Acreditação, reconhece as instituições hospitalares do SUS consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Vinculado ao SUS, o HMA é uma instituição da Prefeitura, gerenciada pelo ISAC Instituto Saúde e Cidadania desde abril de 2018.

“Satisfação enorme por esse reconhecimento. Sempre digo que o SUS merece nosso respeito, pois sem ele o nosso país não seria nada em relação à saúde. Viva o SUS porque ele é a sustentação desse país. Agradeço ao ISAC que faz um trabalho muito importante na cidade de Araguaína e a todos os colaboradores do HMA. A todos, minha gratidão”, enfatizou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

A presidente do ISAC, Evane Corbacho, creditou a conquista aos profissionais que atuam na unidade.  “Esse é o reconhecimento do esforço de cada colaborador que tem acreditado que é possível prestar uma assistência de qualidade, humanizada e segura aos beneficiários SUS. Ser reconhecido entre os melhores hospitais públicos do país nos dá ainda mais convicção que estamos no caminho certo e a responsabilidade de nos manter na trilha da melhoria contínua e excelência”, explicou.

Critério de avaliação

Em um primeiro momento, a comissão julgadora responsável pela premiação selecionou 136 hospitais públicos de todo o Brasil entre os mais de seis mil estabelecimentos hospitalares vinculados ao SUS no país. O primeiro critério de escolha foi a seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA ou com certificação de qualidade plena internacional.

A partir daí, foi estabelecida a pontuação utilizando critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG -Universidade Federal de Minas Gerais.

“É um orgulho muito grande receber essa premiação e estar nesse seleto grupo de hospitais 100% SUS reconhecidos como os melhores do país. Dedicamos esse prêmio a todos os profissionais de saúde que trabalham no HMA e a toda equipe do ISAC”, agradeceu a titular da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O HMA

Pertencente ao seleto grupo de 10 hospitais públicos brasileiros certificados com o selo Qmentum International: Acreditado, o HMA é o único a estar localizado fora do Estado de São Paulo.  Além disso, também é certificado pela gestão em rede do ISAC com o selo  Acreditado Diamond da Qmentum International em Rede de Atenção à Saúde.

O Hospital é referência na realização de cirurgias cardiopediátricas no Tocantins.

Para funcionar com segurança, qualidade e humanização, o HMA conta com cerca de 350 profissionais envolvidos no acolhimento e assistência das cirurgias cardíacas pediátricas, procedimentos cirúrgicos eletivos infantis, internamento pediátrico, além de pequenos procedimentos cirúrgicos e exames especializados.

A unidade dispõe de 2,2 mil metros quadrados de área construída, dois centros cirúrgicos, dez leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva, sete leitos de isolamento e 62 leitos de enfermaria.

Somente esse ano, o HMA realizou mais de 290 cirurgias, cerca de duas mil internações, bem como ultrapassou a marca de 30 mil exames realizados.

“É um prêmio muito importante tanto para nós do ISAC quanto para o município de Araguaína. É o reconhecimento de um trabalho, de uma gestão séria, e do comprometimento da equipe. Mostra ainda a qualidade assistencial e dos profissionais que lá trabalham. Só temos a agradecer a todos que fazem esse trabalho acontecer”, pontuou José Maria Sinimbu, superintendente técnico do ISAC e diretor técnico interino do Hospital.

Satisfação do usuário

A qualidade da assistência prestada no HMA também é atestada pelos pacientes e acompanhantes atendidos no hospital. A unidade possui índice de 98% de satisfação dos usuários acolhidos.

Com objetivo de ouvir pacientes e acompanhantes e entender como foi a jornada deles dentro das unidades de saúde, desde a recepção até a finalização do atendimento, o HMA conta com o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.

“Temos o compromisso de assegurar uma assistência de excelência aos nossos beneficiários. E obter o reconhecimento de pacientes e acompanhantes em relação a qualidade e humanização dos nossos atendimentos fortalece ainda mais o nosso compromisso em manter o alto padrão assistencial”, afirmou Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína.

A área é responsável por receber críticas, reclamações, sugestões e elogios e fazer as tratativas, quando necessário. O objetivo é manter a interação com os usuários para, assim, de maneira conjunta, assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados.

Para garantir a total isenção do SAU nas unidades gerenciadas pelo ISAC, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários dos serviços de saúde.

Sobre o IBROSS

O IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde é a entidade nacional representativa das Organizações Sociais de Saúde, instituições filantrópicas do terceiro setor, sem fins lucrativos, responsáveis pelo gerenciamento de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, em parceria com secretarias municipais e estaduais de saúde.

Desde sua criação, em novembro de 2016, tem como objetivo disseminar o modelo de gestão de equipamentos de saúde como hospitais, ambulatórios, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, clínicas de especialidades e serviço de atendimento móvel de urgência, realizado por meio de parcerias firmadas entre as organizações sociais e o poder público. “A intenção, com esse reconhecimento inédito, é estimular os hospitais públicos brasileiros a buscarem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Atualmente, o IBROSS reúne 21 entidades sem fins lucrativos que administram hospitais e outros serviços públicos de saúde. Juntos gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam 95 mil pessoas. As unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.