A técnica em Enfermagem Maria Ferreira de Sousa na cerimônia de premiação da medalha Magdalena Akemi 2023 do Coren Tocantins

Técnica de Enfermagem do HMA recebe Prêmio Magdalena Akemi 2023

Getting your Trinity Audio player ready...

Promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem, a honraria é entregue a profissionais que atuam nas áreas de assistência, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política.

Trabalhando no ISAC – Instituto Saúde e Cidadania há quase cinco anos, Maria Ferreira de Sousa atua no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, em Palmas. Apaixonada pelo que faz, a técnica ficou lisonjeada em saber que foi escolhida pelos colegas para receber a homenagem do COREN – Conselho Regional de Enfermagem.

“Tinha uma urna onde indicávamos um colega da área técnica e da enfermagem. Os nomes mais votados foram levados até o Conselho que acatou. Fiquei feliz e surpresa, porque tem tanta gente boa e capacitada por aqui. Só tenho a agradecer aos meus colegas, à empresa que trabalho e a Deus, primeiramente”, exclamou.

A técnica em Enfermagem Maria Ferreira de Sousa no Hospital Municipal de Araguaína
Maria Ferreira de Sousa é técnica em Enfermagem no HMA

Para Waldemar Cardoso, diretor do ISAC em Araguaína, ter uma colaboradora reconhecida e homenageada em uma premiação desta categoria é de encher o coração de orgulho e satisfação. “Essa celebração vem somar a certeza que o ISAC já tem: que os seus colaboradores trabalham com o coração, o amor, a humanização e são extremamente capacitados e dedicados a tudo”, ressalta.

Hospital Municipal de Araguaína

O HMA pertence à rede municipal de Saúde de Araguaína, no Tocantins, sendo gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Em 2022, foi reconhecido como o 22º melhor hospital público do Brasil, único hospital público localizado fora do Estado de São Paulo.

Certificado com os selos Qmentum International: Acreditado e Acreditado Diamond da Qmentum International em Rede de Atenção à Saúde, o hospital é referência na realização de cirurgias cardiopediátricas no Tocantins.

Prêmio Magdalena Akemi 2023

Medalhas do Prêmio Magdalena Akemi 2023
A técnica em Enfermagem Maria Ferreira de Sousa foi reconhecida como Profissional Destaque na 2ª edição do Prêmio Magdalena Akemi

A solenidade de entrega dos troféus foi realizada no dia 20 de maio em Palmas, na capital. O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins promove o Prêmio Magdalena Akemi 2023 em reconhecimento à atuação destacada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas áreas de assistência à saúde, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política. Esta é a segunda edição da premiação que se firma como a maior honraria destinada aos profissionais da enfermagem do Tocantins.

A seleção dos profissionais foi realizada com base em uma análise criteriosa a partir da indicação feita por equipes de enfermagem, comunidades acadêmicas, entidades representativas ou pessoas da sociedade, conforme previsto no edital. A seleção considerou o desempenho do exercício profissional dos indicados nas dimensões técnica, ética, política, social, científica, cultural e humana.

Foram premiados 45 profissionais, dos quais, 24 atuam na assistência à saúde; oito, que trabalham em instituições de ensino; seis, que atuam na área de gestão pública ou privada; três, que trabalham em órgãos da segurança pública; dois, que são empreendedores na área da enfermagem; e dois profissionais que atuam como agentes políticos eletivos ou indicados.

A 2ª edição do Prêmio Magdalena Akemi contemplou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

História

O Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem Tocantinense Enfermeira Magdalena Akemi foi instituído em 2022 com apoio do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. A premiação leva o nome da enfermeira obstétrica Magdalena Akemi Rodrigues Carneiro, que marcou a enfermagem tocantinense na área da assistência e da gestão, sendo reconhecida nacionalmente com o Prêmio Ana Nery, em 2016.

Em sua trajetória em defesa da saúde brasileira, Magdalena Akemi participou das discussões para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi responsável pela implantação do sistema de humanização do então Hospital do Câncer de Barretos, atualmente conhecido como Hospital do Amor. Atuou por 11 anos como enfermeira fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-TO, até a sua morte, em março de 2021.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.