Programa de desenvolvimento do ISAC, realizado pela equipe de RH e da Genesis Gente e Gestão, oferece palestras e treinamentos para os gestores das unidades
Aprender a liderar a si mesmo é importante para se tornar um bom gestor. Juntos, autoliderança e autoconhecimento permitem reconhecer o próprio potencial e dos liderados, facilitando o processo de tomada de decisões.
Essa e outras reflexões foram trazidas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, no dia 25 de outubro, durante o encontro de lideranças do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, no Tocantins.
O evento faz parte do programa de desenvolvimento dos gestores do ISAC. E cada ciclo aborda temas diversos, como relacionamento interpessoal, importância da comunicação e cultura de feedback para os liderados.
“A proposta é trabalhar tanto o desenvolvimento das competências técnicas quanto comportamentais”, afirma Daíse Lopes, psicóloga e gestora de RH do ISAC. “O programa abrange todas as unidades geridas pelo ISAC, com treinamentos, palestras e disseminação de informações e protocolos, e vem sendo reformulado”, acrescenta.
Liderança pelo exemplo e motivação
O encontro, que reuniu 29 participantes, trouxe o tema “Liderar a si mesmo”, conduzido por Renata Ribeiro, psicóloga organizacional do HMA, sobre a importância da autoliderança na motivação das equipes e busca por melhores resultados.
Na palestra, também foram abordados o autoconhecimento, a comunicação assertiva no ambiente de trabalho e os fatores que geram a queda da produtividade. Além disso, os gestores assistiram ao vídeo motivacional “Desafiando Gigantes”, seguida de uma dinâmica de grupo.
“Para ser um bom líder é necessário conhecer a si mesmo, reconhecendo seus limites e suas potencialidades”, destaca Renata. “Com esta palestra buscamos desenvolver líderes que, além de motivar suas equipes, sejam capazes de motivar a si mesmo”, ressalta.
Conhecimento e experiência
O tema escolhido foi perfeito, segundo Adriano Rocha, diretor interino do HMA. “Para eu falar sobre organização de tempo, de tarefas, eu preciso ser organizado. Então, aprender, enquanto líder, a liderar a si mesmo é muito importante”, pontua.
O gestor também destaca o encontro de lideranças como um momento para aprimorar os conhecimentos e trocar experiências. “O envolvimento da equipe é o melhor de tudo, acredito que isso fortalece o relacionamento dos líderes e todos ganham”, avalia Adriano.
Sobre o HMA
Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.