Getting your Trinity Audio player ready...
|
Momento cívico emocionou acompanhantes e enfermeiras no ambiente hospitalar
Mesmo internados, os pacientes mirins do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) foram incentivados a celebrar o Dia da Independência do Brasil (7 de Setembro). O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, em parceria com o Instituto Lugar de Ajuda, promoveu, no último dia 6, um desfile patriota com direito a música, rosto pintado e um corredor cheio de enfermeiras e colaboradores que saudaram as crianças com bandeirinhas.
Segundo Síntia Barros, Analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS, o objetivo foi mostrar para as crianças a importância desse acontecimento que mudou para sempre a história a nossa nação. “Geralmente as crianças fazem esse desfile na escola, o que não foi possível porque estão internadas, então nós trouxemos isso para dentro do hospital”, explicou.
Animada, a pequena Sarah Vitória Batista, de três anos, logo foi colorir a bandeira nacional, atividade acompanhada de perto pela sua mãe, a dona de casa Josélia Carvalho.
“Ela adorou o desfile, ficou muito feliz mesmo. Eu também gostei bastante, ajuda a levar embora a tristeza que a gente sente ao ver um filho internado”, destacou.
Projeto Samuel
A ação fez parte do Projeto Samuel, uma atividade desenvolvida pelo Instituto Lugar de Ajuda, de Araguaína. O projeto teve início no HMA, acontece uma vez na semana e todos os participantes são voluntários.
Integrante do grupo, a enfermeira Fabyanne Montelo explicou que o propósito do projeto é proporcionar atividades lúdicas às crianças internadas e acompanhantes.
“Nós atiçamos a imaginação e o faz de conta levando alegria partilhando o amor de Deus, contribuindo assim positivamente para o bem-estar de todos e a humanização da saúde”, disse.