Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atendimento aos pacientes foi o tema principal do encontro
Profissionais do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) passaram por um treinamento sobre atualização em condutas e rotinas de Enfermagem para melhorar o atendimento às crianças.
O treinamento foi ministrado pela enfermeira Cláudia Oliveira, que trabalha na UTI Neonatal e Pediátrica do Instituto do Coração de São Paulo e é professora da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Os cuidados especializados em Terapia Intensiva Pediátrica requerem dos enfermeiros o conhecimento científico atualizado, valorizando as habilidades técnicas e comportamentais.
A capacitação faz parte de um planejamento de educação continuada do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pela gestão do HMA. A professora Cláudia Oliveira ministrou aulas de atendimentos de parada cardíaca, cuidados com cateter, dispositivos venosos, entre outros.
O treinamento foi composto por aulas teóricas e ensinamentos práticos na própria rotina da UTI. “Precisamos atualizar os conhecimentos no atendimento, principalmente em relação aos aspectos de crianças graves e cuidados de Enfermagem, como reconhecer a gravidade das crianças. O objetivo é que a equipe tenha uma visão melhor na abordagem aos pacientes”, comentou a professora.
Para o diretor técnico do HMA, Dr. Luiz Flávio Quinta Junior, a educação continuada de toda a equipe é fundamental.
“A UTI Pediátrica de Araguaína foi um desejo e luta pela sua abertura, motivado pela preocupação com nossas crianças, que são nosso bem mais precioso. Podemos investir nos melhores aparelhos e nas melhores instalações, porém não valerá nada se não houver pessoas engajadas e capacitadas para os cuidados ao paciente. A Medicina se transforma ao longo do tempo, hoje o que é considerado certo, logo mais à frente pode haver complementações ou mudanças em condutas que melhor tratarão as nossas crianças. Queremos ter segurança para trabalhar, entendendo e sabendo que estamos oferecendo o que há de melhor, ao passo que é criada uma relação de confiança entre as crianças e aos pais”, afirmou o diretor.
“A capacitação continuada dos profissionais da equipe multiprofissional é um dos passos importantes para a garantia da qualidade e segurança ao paciente. A enfermeira Cláudia tem uma vasta experiência e expertise no cuidado aos pacientes em terapia intensiva Pediátrica e proporcionou uma excelente troca de experiências com a equipe local”, destacou o coordenador da UTI Pediátrica, Dr. Márcio Miranda.
A coordenadora de enfermagem da UTI do HMA, Ana Carolina Espindola de Oliveira Melo, destacou o resultado da capacitação. “Esse curso vem para oferecer uma qualidade aos nossos pacientes. Essa oportunidade de adquirir conhecimentos com uma profissional conceituada e renomada é única”, pontuou Ana Carolina.
Participantes
O curso no HMA contou também com a participação de profissionais da UTI Pediátrica do Hospital Regional Público do Araguaia, localizado em Redenção (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital e Maternidade Dom Orione e Day Clinic.