Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os chamados “minions” foram distribuídos para crianças internadas e seus acompanhantes
Um brinquedo lúdico ou um utensílio útil para mães? Que tal os dois ao mesmo tempo? Criados pela nutricionista Yasmym Oliveira e a terapeuta ocupacional Evelyne Medeiros, do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), os “minions” em lata encantaram acompanhantes e pacientes internados na unidade.
A ação faz parte de um projeto de sustentabilidade que envolveu o Setor de Nutrição e Dietética – SND, Terapia Ocupacional e o Núcleo em Educação Permanente em Saúde – NEPS, ambos apoiados pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC.
Do lixo ao aprendizado
A cozinha do hospital utiliza muitas fórmulas que vem em lata e todas elas iam eventualmente para o lixo. A situação estava incomodando Yasmym, que logo viu uma outra utilidade para os recipientes de metal.
“Juntamente com a Evelyne, busquei uma forma de reaproveitar as latas, de transformar em outra coisa, e acabou virando um brinquedo lúdico que pode ser utilizado como porta-treco pelas mães. Decoramos para que virassem minions, colocamos dentro giz de cera e desenhos”, explicou a nutricionista.
As latas começaram a ser reunidas há cerca de dois meses e passaram por um minucioso processo de higienização para que não trouxesse nenhum risco para as crianças.
Atos Gabriel só tem um ano, mas não largava o novo brinquedo por nada. A mãe, Sâmila Freitas, adorou o presente. “Não é só o brinquedo, é a oportunidade que o meu filho tem de crescer sabendo que nem tudo precisa ir para o lixo, que dá para reaproveitar e se divertir”, disse.
Adotando práticas sustentáveis
A analista do NEPS, Síntia Barros, destacou a importância da adoção de práticas sustentáveis. “O reaproveitamento de materiais é um conceito de sustentabilidade cada vez mais usado na nossa sociedade, então nós decidimos estender isso para o hospital. As latas são materiais resistentes e duráveis e o ISAC se preocupa em promover a preservação do meio ambiente”, finalizou.