Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação faz parte da programação do Outubro Rosa do ISAC, que compartilha informações úteis com os colaboradores
No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, acadêmicos do curso medicina do Centro Universitário UNITPAC que participam da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia realizaram palestras de orientações a colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) do Araguaína Sul e Hospital Municipal de Araguaína. A iniciativa fez parte do Outubro Rosa, mês de conscientização para o diagnóstico precoce e cura do câncer de mama.
Os estudantes apresentaram aos colaboradores os principais sintomas da doença e as formas de diagnóstico da com exames preventivos, como ultrassonografia e mamografia, além de como superar o impacto emocional no período da quimioterapia ou radioterapia.
“A importante é que temos que fazer o rastreio para poder detectar a doença o quanto antes para poder fazer o tratamento adequado. O câncer tem cura e precisamos mostrar isso”, afirmou a acadêmica Camilla Régis.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Perigos da doença
Sintia Barros, Analista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do ISAC, explica que os profissionais que lidam com a saúde precisam conhecer mais sobre os perigos do câncer de mama.
“Como instituição de saúde, temos também a responsabilidade de compartilhar conhecimento com os colaboradores para desmistificar o assunto, incentivar o autoexame das mamas, fazer exames de rotina e conscientizar que o diagnóstico precoce é a melhor forma de vencer o câncer”, pontuou.
A auxiliar administrativa da UPA, Kellyane Pajeú, gostou dos conteúdos. “É sempre muito importante a gente se informar sobre o câncer, buscando sempre uma maneira de se prevenir e buscar ajuda assistencial. As palestras são sempre uma boa alternativa de tirar dúvidas”, disse.