Getting your Trinity Audio player ready...
|
De forma divertida, acadêmicos de Odontologia mostraram que as cáries são muito mais perigosas do que parecem
Ensine uma criança brincando e ela levará aquele conhecimento para a vida inteira. Foi com esse pensamento que uma professora e acadêmicos de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO levaram diversão, saúde e escovação dos dentes para pacientes internados e acompanhantes no Hospital Municipal de Araguaína – HMA.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS da unidade, gerenciada pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC. Segundo Síntia Barros, analista do NEPS, o objetivo foi orientar as crianças a respeito da saúde bucal de uma maneira lúdica para que elas percebam a importância da higiene e prevenção das cáries.
“Apesar de estarem internadas em um ambiente hospitalar, nós temos um foco muito grande na educação para melhoria da qualidade de vida deles e da família”, destacou Síntia.
Brincar e ensinar
A atividade brincou com a forma que as crianças veem o mundo. Escovas gigantes, dentes com bactérias que mais pareciam monstros saídos de filmes e um tubo de creme dental enorme animaram os pacientes.
A professora Lídia Regina Hidalgo explicou que ensinar logo cedo deixa as crianças alertas sobre a quão perigosa é a cárie, além de chamar a atenção dos pais. “Tem que ir ao dentista antes de a criança ter dentes para os pais receberem as orientações de como fazer os cuidados”, alertou a professora.
A mãe do paciente João Guilherme, Kenete dos Santos Silva, ficou bem interessada na forma como foi ensinada a escovação. “Trouxeram uma boca gigante e um unicórnio com dentes. Eles realmente souberam como chamar a atenção das crianças! Esse tipo de ação é bem importante, porque não são todos os pais que ensinam os filhos”, finalizou.
O perigo da cárie
Além de prejudicar a dentição, a cárie pode ser o indicativo de outras doenças graves, como a diabetes e a endocardite, um problema no coração.
Uma cárie que já atingiu a raiz do dente passa a liberar no corpo substâncias inflamatórias. A inflamação pode dificultar o fluxo de sangue até fazê-lo parar completamente, ao gerar coágulos, deflagrando infartos e derrames.