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Os profissionais aprenderam a como melhorar os atendimentos em todas as etapas e como isso pode refletir na satisfação dos pacientes
O processo de humanização acontece quando “conseguimos enxergar o paciente para além de um número”. Essa foi a abordagem feita pela assistente social Marleide Teodoro e pelo coordenador de Enfermagem Adriano Rocha, do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) durante um treinamento para os colaboradores da unidade.
“Atender com carinho, estabelecer uma relação mais humana que faça o paciente se sentir importante, como parte da família, é um passo determinante para o atendimento humanizado”, destacou Adriano.
A palavra “acolhimento” foi um dos pontos altos da palestra. “É essencial tratar o paciente com valorização, respeito, desde a entrada dele na unidade. Isso é acolher, é humanizar”, afirmou Marleide.
Olhar abrangente
Para Evelyne Medeiros, terapeuta ocupacional do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, o bate papo agregou importantes valores ao atendimento.
“Você vê o paciente e a família como um todo, não só a doença, então acaba sendo fundamental a conscientização sobre a humanização em todos os setores do hospital”, pontuou a terapeuta.
Adriano reforçou sobre a necessidade de melhorar o relacionamento no ambiente hospitalar.
“Isso vai refletir na qualidade do atendimento da equipe, além de elevar o nível geral do relacionamento interpessoal, de colegas, com acompanhantes e pacientes. No fim, todo mundo sai beneficiado”, concluiu.