Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os medicamentos usados não alteram a consciência e muito menos a resposta à dor, facilitando o processo
Dentro do projeto de capacitações continuadas para médicos do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul, o Instituto Saúde e Cidadania promoveu um treinamento sobre a Sequência Rápida de Intubação em pacientes emergenciais.
A médica intensivista pediátrica, Aliandra Orlandino Azevedo, conduziu o curso e mostrou o passo a passo do procedimento com uso de sedativos.
“Quando falamos em intubação, o primeiro passo é saber o histórico do paciente e avaliar os exames físicos. Depois devem ser avaliados os equipamentos e feito uma monitoração do paciente. Somente após tudo isso deve ser feita a pré-oxigenação e, aí sim, entramos com a sedação”, disse.
A pediatra Fernanda Silvestre participou da palestra e destacou a importância das atualizações.
“Nós estamos lhe dando diretamente com pacientes e passamos por situações complicadas quando falamos em intubação. E com a correria do dia a dia, não conseguimos nos atualizar, por exemplo, sobre novas drogas que podem nos ajudar nesse processo. A palestra me ajudou muito em relação a isso”.
Evandro Oliveira é residente em clínica médica e trabalha na pediatria da UPA. Ele reconheceu o quanto o assunto vai contribuir para o seu trabalho.
“Quando o profissional se depara com um paciente em caso emergencial e que deve ser sedado, já surgem de cara algumas dúvidas, como qual sedativo usar, qual a dose correta de aplicação e se devo associar a algum analgésico. E essas dúvidas foram discutidas e esclarecidas. Essa troca de conhecimento é muito importante”, finalizou.