Getting your Trinity Audio player ready...
|
As ações previstas também contemplam o processo de Acreditação Internacional da unidade
O planejamento estratégico é uma ação importante para qualquer instituição de saúde e a formalização tornou-se mais necessária com o projeto para a Acreditação do Hospital Municipal de Araguaína, que se iniciou em setembro com a visita diagnóstica da Instituição Acreditadora IQG Health Services Accreditation.
“Nós sabemos que serão muitos processos, que envolvem investimentos, reorganização de procedimentos internos e externos, além de avaliações para preparar e adequar à unidade dentro dos padrões exigidos pela “QMentum International, que utiliza critérios internacionais de validação mundial para qualificar unidades hospitalares”, destaca Vinicius Menezes, superintendente de assistência e qualidade do Instituto Saúde e Cidadania.
Acreditação
O objetivo é construir e alterar processos para que a unidade seja reconhecida dentro de uma rede internacional de segurança do paciente.
“Nós já temos a UPA Trapiche da Barra, em Alagoas, que recebeu o selo de Instituição Acreditada Nível Ida ONA. Isso aumentou a credibilidade do nosso trabalho e nos auxilia a ter condutas ainda mais assertivas e compatíveis internacionalmente”, ressalta Vinícius.
Metodologia
Na primeira visita da IQG Health Services ao HMA foram feitas as apresentações da metodologia internacional e avaliações da assistência pediátrica, serviço de emergência, serviços perioperatórios, serviços de apoio diagnóstico, cuidados intensivos, assistência farmacêutica e uma reunião da equipe completa para discussão de todo o procedimento.
A metodologia QMentum International orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. O programa utiliza critérios globais de validação. A metodologia é aplicada pelo IQG por meio da Joint Venture com o HSO – Health Standards Organization.