HMA implanta projeto que incentiva leitura junto às crianças internadas na unidade

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 O projeto já conta com mais de 50 livros doados pela Biblioteca do Itaú Criança

 A pequena Moriah Gomes ficou encantada ao ouvir a história contada por meio da leitura. O projeto do Instituto Saúde e Cidadania-ISAC, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Araguaína (HMA), incentiva o hábito do mundo mágico da leitura às crianças internadas na unidade. Os colaboradores do HMA colocam-se à disposição em alguns momentos do dia para ler livros infantis aos pacientes.

 O projeto “Lê para mim” foi idealizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), e conta com a parceria da Biblioteca do Itaú Cultural, que doou mais de 50 livros para a brinquedoteca do hospital.

Formação de leitores

 O projeto pretende dar oportunidade às crianças de terem contato com o texto literário por meio de uma sessão de narração de  história, visando a formação de leitores, além de ampliar o universo de expectativas dos pacientes.

Colaboradores e pacientes

 Síntia Barros, coordenadora do NEPS, destaca que a leitura contribui na rotina de colaboradores e pacientes.

 “Esse projeto incentiva o despertar do voluntariado, do contato com as crianças, da humanização e acolhimento, gerando o sentimento de pertencimento, além, claro, de incentivar o hábito da leitura e propiciar essa interação nossa com as crianças e acompanhantes”, ressalta.

Humanização

 Heloísa Carvalho, mãe da paciente Ana Luísa Carvalho, parabenizou a idealização do projeto. “Acho interessante, pois a gente distrai um pouco, principalmente as nossas crianças, que estão no ambiente hospitalar”, afirma.

 “O projeto ‘Lê para Mim’ veio para somar e principalmente para aproximar o colaborador do paciente. Por outro lado, é também uma forma de humanização para a equipe, uma vez que a leitura infantil gera uma certa descontração, tirando um pouco da sobrecarga do serviço do dia a dia”, frisa a colaboradora do HMA, Thalycia Rakell.

 As ações do projeto são de contar ou ler histórias, levar e mostrar livros aos pacientes. As apresentações consistem em contação de histórias em voz alta para pacientes e vários exemplares são colocados à disposição da criança para que ela escolha o que gostaria de ouvir. Todos esses momentos devem promover o livro.

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