Getting your Trinity Audio player ready...
|
A orientação serviu para despertar a conscientização nas equipes da unidade
Colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) participaram de um treinamento sobre o manejo correto de resíduo hospitalar, ministrada pelo engenheiro do HMA, Felipe Palmier, para despertar um novo olhar sobre os cuidados com o meio ambiente.
De acordo com o especialista, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão do HMA e da UPA da cidade, desenvolve um trabalho para melhorar a gestão dos resíduos nas unidades.
“O intuito do treinamento é despertar a consciência dos colaboradores sobre a forma correta do descarte do resíduo hospitalar e comum. Respeitando as regras de descarte, garantimos que não teremos infecções hospitalares por causa do trato incorreto com o material”, explica Felipe.
Os colaboradores aprenderam a como realizar o descarte correto do lixo, diferença das lixeiras para o descarte do resíduo, o acondicionamento do material e a destinação para o aterro sanitário.
“É muito comum as pessoas confundirem o que é lixo comum e infectante. Precisamos conscientizar na hora de utilizar os utensílios, pois muitos acabam indo para o chão e depois para a rede de esgoto”, afirma o engenheiro.
Leones Garcia de Carvalho, coordenador do departamento de TI, acreditar que é muito importante o despertar da conscientização das pessoas nas questões ambientais.
“Achei o treinamento excelente. A gente precisa dessa conscientização. Ficarei mais preocupado com esse aspecto para termos um ambiente mais limpo e seguro”, pontua.