Getting your Trinity Audio player ready...
|
Transformação da unidade contou com placas de sinalização e pintura temática para auxiliar na recuperação de pacientes infantis
Nas últimas semanas, pacientes e colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína – HMA notaram que a unidade hospitalar está diferente, mais organizada e agradável aos olhos depois que o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC investiu na ambientação de várias dependências. A ação é um reflexo da preocupação com a humanização dos espaços, mais acolhimento e agilidade no atendimento.
“Mensagens visuais organizadas formam um sistema que comunica a todos os valores institucionais do hospital. Dessa forma os serviços ficam mais em evidência. Dada a própria circunstância desse ambiente, assume um caráter mais humanizado”, explica Síntia Barros, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Estágios – NEPES.
Sinalização, Missão e Valores
Logo na entrada do hospital está exposto o planejamento estratégico para 2020/2021.Na frente do posto de enfermagem do HMA, estão a missão, visão, valores e metas de segurança do ISAC. O quadro é bem visível tanto para os colaboradores quanto para os pacientes.
“É importante, porque temos um contato mais frequente com a mensagem e fazemos o que está escrito. O aviso também mostra que devemos ter um cuidado redobrado para não sermos agentes transmissores de doenças”, conta a técnica em enfermagem Maria Ferreira de Sousa.
A transformação na unidade proporcionou mais agilidade em alguns processos e atendimento, diferença essa que foi sentida pelo agente de portaria Valdivan Gomes.
“Ficou tudo mais ágil e os pacientes têm reparado nas mudanças. Quando alguém precisa de eletrocardiograma, ultrassom ou laboratório, tem placas logo na entrada indicando onde que fica, facilitou muito a vida de todo mundo”, diz.
Decoração também cura
Um ambiente mais colorido e alegre tem efeitos positivos nos pacientes. O espaço da brinquedoteca foi pintado e decorado para parecer o fundo do mar, cheio de animais coloridos e alegres.
“Trabalhamos focados no bem-estar do paciente, tanto o físico, quanto o emocional. Ao modificar nosso ambiente, damos uma cara mais agradável ao hospital, tirando aquele estigma de local ruim, cheio de dor. Nossa intenção é de transmitir felicidade e dar um estímulo a mais na recuperação dos nossos pacientes”, destaca a diretora geral do HMA, Meire Fonseca.
A psicóloga do HMA, Dra. Nayana Brunio, explica que um ambiente decorado adequadamente serve como estímulo para a imaginação da criança, desperta o brincar, o faz de conta, o que é muito importante para a recuperação.
“Para a criança, a hospitalização é uma experiência totalmente desagradável. Ela também sofre, não somente por causa da doença, mas também por se sentir aprisionada pelas limitações da própria enfermidade e do processo de hospitalização. Precisamos lembrar que a criança precisa se adequar às regras institucionais até pela própria segurança para controle de infecção. Então o ambiente decorado que promova acolhimento é de grande valia para elas”, explicou a psicóloga.