Getting your Trinity Audio player ready...
|
Espaçadores para asma
Dispositivo serve de alternativa aos aparelhos de nebulização, que podem potencializar a transmissão do novo coronavírus
O Hospital Municipal de Araguaína – HMA abraçou uma campanha iniciada pela Dra. Ana Carolina Meier Simão, pneumopediatra da unidade, e está mobilizando seus colaboradores e toda a sociedade para doar espaçadores de asma, as conhecidas “bombinhas”, para os pacientes pediátricos.
O grande propósito da ação é que as crianças levem o dispositivo para casa, evitando assim idas desnecessárias aos serviços de emergência.
Os espaçadores podem ser comprados em qualquer farmácia e entregues diretamente na recepção do HMA aos cuidados da Fabrícia, no atendimento. O hospital fica na Av. Tibúrcio José Dantas, 650, no Lot. Manoel Gomes da Cunha.
“Algumas medicações são disponibilizadas pelo SUS, porém o espaçador, não. Por isso, estamos começando a campanha #DOEFÔLEGO e esperamos que a comunidade araguainense se junte a nós e doe espaçadores”, explica Dra. Ana Carolina.
Prevenção
O ideal é que cada paciente tenha o seu e a criança que utilizar o dispositivo durante a internação hospitalar possa levá-lo para casa para continuar o tratamento. Assim fica mais fácil controlar a doença e evitar idas desnecessárias aos serviços de emergências já tão sobrecarregados.
“Diante da pandemia atual do COVID-19, vimos a necessidade de evitar ao máximo o uso de aparelhos de nebulização, porque eles geram partículas de aerossóis que podem disseminar o vírus”, destaca a pneumologista.
A Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica mais comum da infância. Ela não tem cura, mas tem controle, e para que isso aconteça os pacientes precisam inalar medicações em forma de spray a partir dos espaçadores, que garante que o remédio chegue diretamente aos pulmões.
O equipamento acrescenta espaço na forma de uma câmara entre o inalador e a boca do paciente, permitindo ao paciente inalar a medicação respirando lentamente.