Getting your Trinity Audio player ready...
|
Muito além da diversão, os brinquedos são essenciais durante a internação e tratamentos
Quando o mês de outubro se aproxima, já é uma tradição no Hospital Municipal de Araguaína – HMA a mobilização de colaboradores e sociedade para a campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, neste ano batizada de “Cuidar também é fazer sorrir”.
E em tempos de pandemia, a ação se tornou ainda mais essencial, pois devido ao risco de infecção, o contato dos pacientes infantis com os familiares foi reduzido, diminuindo também as opções de distração para as crianças.
As doações podem ser feitas até o dia 10 de outubro, no próprio HMA (Avenida Tibúrcio José Dantas, nº 650, Loteamento Manoel Gomes da Cunha), nas 24 horas.
Os brinquedos serão dados de presente para os pacientes internados na unidade durante a semana da criança e o excedente fará parte do acervo da brinquedoteca do HMA.
Muito além da diversão
A terapeuta ocupacional do HMA, Juliana Maciel, ressalta que brincar é um poderoso recurso que possibilita à criança o resgate da sua vida antes do processo de hospitalização.
“Ele reduz os impactos negativos e limitantes da internação, favorecendo a interação, sociabilidade e dinamismo. A brincadeira no contexto hospitalar é vista como uma ferramenta de enfrentamento com relação à doença. A criança expressa-se melhor”, diz a terapeuta
Sugestões de doações
– Brinquedos de plástico (facilita a higienização);
– Brinquedos novos (evita a transmissão de infecção);
– Brinquedos lúdicos e/ou pedagógicos;
– Jogos infantis;
– Brinquedos para todas as idades (0-12 anos).
– Brinquedos de 0 a 12 meses
Brinquedos de pelúcia, tecido e madeira não recomendados, por isso não serão aceitos.
Brinquedoteca fechada
A necessidade do distanciamento social provocou o fechamento temporário da brinquedoteca do hospital, tirando das crianças as doses diárias de diversão e contato com outros pacientes.
A psicóloga da unidade, Nayana Brunio, explica que a as brincadeiras deixam as crianças mais abertas ao tratamento.
“Uma criança que vivencia uma hospitalização menos traumática vai aderir melhor ao tratamento e isso faz com que diminua esse período de internação. O brincar, o lúdico, ajuda os pequeninos a expressar seus sentimentos, seus medos, um recurso do enfrentamento da criança frente aos impactos da hospitalização”, finalizou.
Mobilização nacional
A campanha pela doação de brinquedos está sendo realizada nacionalmente pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, que administra o HMA. Todas as unidades geridas pela organização social estão arrecadando brinquedos para doar às crianças e, assim, fazê-las sorrir.