Getting your Trinity Audio player ready...
|
A odontóloga hospitalar, Marlei Pires, ensinou o passo a passo
Desde criança você aprende que deve escovar os dentes para evitar o “bichinho ruim que machuca os dentes”, a famosa cárie. Mas aí a gente cresce e acaba se esquecendo de muitas coisas que aprendeu. Para relembrar a técnica de escovação perfeita, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania de Araguaína, no Tocantins, preparou uma atividade divertida com seus colaboradores durante a Semana da Saúde Bucal.
A odontóloga hospitalar, Marlei Pires, munida de escova, creme dental e dentes enormes, mostrou aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro – UPA do Araguaína Sul e Hospital Municipal de Araguaína – HMA como realizar a escovação da forma correta.
Foi um momento de descontração e interação para manter a saúde bucal em dia, um incentivo para que todos tenham um vínculo maior com o dentista e façam higiene dos dentes e da cavidade oral de forma correta.
“É preciso estar sempre em alerta, porque uma boca mal higienizada pode levar à gengivite que é inflamação da gengiva, e a periodontite, uma inflamação crônica que é uma evolução da gengivite. A gengiva acaba ficando mais vermelha, inchada e sangra durante a escovação. A má escovação também leva à cárie, que pode causar a endocardite bacteriana, um problema grave no coração”, explicou a Dra. Marlei.
Fragrâncias e brindes
A atividade, que teve até sessão de aromaterapia, foi encerrada com um sorteio de kits de higienização bucal. O agente de portaria no HMA, Roberto Brito, foi um dos sorteados.
“Eu já colocava em prática algumas das recomendações da doutora, mas confesso que outras foram novidade para mim. Com o kit que ganhei, já estou preparado para pôr em prática o novo aprendizado”, disse.
Mateus Marques, auxiliar administrativo, faturou um kit na UPA.
“A gente acaba tendo uma rotina na hora de escovar e pode acabar repetindo sempre o mesmo erro. Hoje aprendi sobre o jeito certo de limpar os dentes e as bochechas por dentro”, finalizou.