Na foto aparecem vários colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína. Eles estão lado a lado de frente para a câmera. Todos usam máscara e alguns seguram balão roxo nas mãos.

Agentes de portaria e recepção participam de treinamento sobre atendimento humanizado

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As duas áreas são o primeiro contato que o paciente tem com a unidade

Em todas as unidades de saúde gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a acolhida humanizada faz parte do atendimento ao usuário. Essa atenção é um compromisso de toda a equipe, desde a porta de entrada da unidade.

Por isso, os agentes de portaria e recepção do HMA – Hospital Municipal de Araguaína e da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro foram os primeiros escolhidos para participar do treinamento “Atendimento humanizado, por onde começo?”, ministrado pela comunicóloga Ana Negreiros.

Conforme explicou Ana, em todas as áreas, em especial a da saúde, o cuidado é de pessoas para pessoas, o tempo todo, em todos os departamentos.

“As pessoas são a razão de ser das unidades de saúde. Elas precisam de cuidados e atenção. Acreditamos que é na nossa recepção que iniciamos esse trabalho. Quando acolhemos o paciente com o cuidado que ele precisa, sua jornada na unidade de saúde será mais segura, afinal, ele confiará no serviço prestado. Por isso, atender com humanização, com o paciente no centro, faz toda a diferença”, conta a comunicóloga.

Levando para a prática

Neusa Miranda de Sousa, recepcionista do HMA, ficou satisfeita ao aprender um pouco mais sobre como se relacionar melhor com os pacientes, além de algumas dicas muito úteis para evitar situações desconfortáveis.

“Foi bastante proveitoso. Aprendemos  sobre como tratar o paciente, lidar com situações desagradáveis e trabalhar em equipe. As informações foram bastante claras e precisas. Com certeza iremos colocar em prática tudo que foi nos repassado. Só temos a agradecer à Ana Maria pelo aprendizado”, afirmou a colaboradora.

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