Hospital referência no Norte e Nordeste em atendimento pediátrico de alta complexidade agora é habilitado em cirurgias cardíacas pediátricas pelo Ministério da Saúde e receberá recursos
“Muito obrigado por tudo. As duas vezes em que estivemos aí sempre fomos muito bem tratados, desde o pessoal da recepção como também por todos os médicos e enfermeiros. Deus abençoe”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados para o HMA – Hospital Municipal de Araguaína, no Tocantins, pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
Em 2023, o HMA, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 2.748 internações e 689 cirurgias, além de 163.940 exames durante todo o período, entre exames laboratoriais, eletrocardiogramas (ECG), ultrassonografias (USG) e de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Comparado com 2022, o número de internações aumentou em 11,80%, totalizando 2.458 pacientes internados. Além disso, houve o aumento em um no número de cirurgias em relação ao ano anterior, que registrou um total de 688 cirurgias. E os exames cresceram 9,2%, pois 2022 encerrou com 150.122 exames realizados.
Em relação às cirurgias cardíacas pediátricas, um total de 44 crianças passaram pelo procedimento, em 2023, sendo 33 cirurgias eletivas e 11 cirurgias de urgência e emergência. Outras cirurgias bastante realizadas durante o ano foram hernioplastia umbilical, hernioplastia inguinal unilateral, postectomia (cirurgia de fimose), apendicectomia e drenagem de abscesso.
“Iniciamos o ano de 2023 com grandes desafios, dentre eles, o alto índice de infecções da COVID-19 e gripes, que gerou aumento nos atendimentos no PAI (Pronto Atendimento Infantil) e impactou o HMA com as internações. Contudo, a reestruturação da Diretoria Administrativa e Diretoria Técnica trouxe melhorias na comunicação e clima organizacional, assim como a implantação das coordenações médicas, que promoveram eficiência na unidade ao longo do ano”, avalia Adriano Rocha, diretor administrativo do HMA. “Todas essas e outras ações foram realizadas pensando no bem-estar dos nossos pacientes, em busca de entregar uma assistência de qualidade cada vez melhor e mais humanizada”, conclui.
Grandes conquistas e reconhecimentos
O ISAC está à frente do HMA desde maio de 2018 e tem obtido grandes conquistas, como a realização da primeira cirurgia cardíaca pediátrica no Tocantins, em setembro de 2019, que tornou o hospital tocantinense referência nas regiões Norte e Nordeste em atendimento de alta complexidade em Pediatria.
Além disso, ao longo de 2022, o HMA foi eleito o melhor hospital da região Norte para se trabalhar, pela GPTW Brasil; o 22º melhor hospital público do Brasil, pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde; e coroou o ano conquistando a certificação Qmentum International – Diamond, tornando-se um dos dez hospitais públicos brasileiros acreditados internacionalmente, atualmente.
“Esses números e essas conquistas só reforçam o quanto trabalhamos para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade aos nossos pacientes, assim como buscamos capacitar constantemente os nossos profissionais”, afirma Dra. Elena Medrado, médica pediatra e diretora técnica do HMA.
Colhendo os frutos e plantando novas sementes
Durante o ano de 2023, o HMA reestruturou o prédio e reorganizou o fluxo de atividades, otimizando os serviços e garantindo mais eficiência. Renovou parte do parque tecnológico, assim como adquiriu novos móveis e equipamentos, como cadeiras, ares-condicionados, longarinas, instrumentais cirúrgicos, ventilador pulmonar, monitor multiparâmetros, entre outros, através de Emenda Parlamentar.
O hospital também realizou diversas ações internas, como cursos, treinamentos e arrecadação e distribuição de brinquedos, e ainda aderiu às campanhas nacionais, como Janeiro Branco, Outubro Rosa e Novembro Azul, impulsionadas pelo Ministério da Saúde.
Em maio, indicada pela direção, a técnica em Enfermagem, Maria Ferreira de Sousa, recebeu o Prêmio Magdalena Akemi, uma homenagem do COREN – Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins em reconhecimento à atuação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem nas áreas de assistência à saúde, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política.
No mesmo período, foi a vez do HMA ser habilitado pelo Ministério da Saúde para cirurgias cardíacas pediátricas, o que passa a garantir ao hospital o recebimento de um recurso anual no valor de R$ 1.338.442,08 para a manutenção das ações e prestação de serviços públicos de saúde relacionados à cardiologia.
E em novembro, a unidade retomou as cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais, agora com uma nova equipe, mais experiente e especializada, formada pelos cirurgiões cardíacos pediatras, Dr. Pabllo Namorato Barros e Dr. Cláudio Almeida Parra, juntamente com a cardiopediatra Dra. Renata Cabral Pedroza, além de anestesistas, perfusionistas e instrumentadores.
Sobre o HMA
Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins, recebe também recursos da União e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.