Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pacientes ganharam festa temática e receberam ovos de chocolate
Nenhuma criança quer ser internada em um hospital, ainda mais em datas “doces”, como é a páscoa com seus multicoloridos ovos de chocolate. Para animar os pequeninos internados no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, o GTH – Grupo de Trabalho Humanizado da unidade promoveu uma ação lúdica de caça ao coelho da páscoa.
A atividade incentivou a interação entre as crianças, os desafiou a encontrar o coelho escondido atrás dos ovos de páscoa desenhados e premiou os sortudos (todos eles) que encontraram o coelhinho.
“Além de incentivar a brincadeira entre eles, a atividade visou resgatar valores da Páscoa, os bons sentimentos, a união com a família e o amor ao próximo”, explica a Terapeuta Ocupacional do HMA, Jéssica Monique Furtado.
O prêmio dado a cada uma das crianças continha um livro com histórias, lápis de colorir e alguns joguinhos. As atividades divertidas ajudam no tratamento da criança, reduzindo o tempo de internação.
“A criança que brinca no hospital colabora mais com a equipe e vai aceitar melhor a medicação, então é muito boa a influência do brincar durante a internação, a criança vai responder melhor ao tratamento e se recuperar mais rápido”, destaca Jéssica.
Magali Lopes da Silva, mãe do Enzo Miguel da Silva, conta que a ação de páscoa acabou deixando o ambiente mais leve.
“Apesar de todo mundo estar aqui por causa de algum problema de saúde, essas atividades que trouxeram para as crianças acabaram contornando esse desconforto, fazendo com que eles se divertissem enquanto aprendem sobre o que significa a Páscoa”, enfatiza a mãe.
As médicas Dra. Aliandra Orlandino Azevedo e Dra Luiza Mariana Cordeiro participaram da brincadeira e doaram bombons, as guloseimas foram distribuídas para as crianças internadas cuja dieta permitisse a ingestão de chocolate.
A Irismar Lopes da Silva, mãe do Guilherme Ribeiro da Silva, adorou a ação. “Meu filho andava muito nervoso por que se sente só por estar internado, longe da família e dos amigos, então essa brincadeira de páscoa foi boa porque fez ele interagir mais com as outras crianças, gostei bastante”, conta Irismar.
No final da atividade, as crianças se divertiram desenhando figuras da páscoa, liberando seus dotes artísticos.
A ação foi estendida para o PAI – Pronto Atendimento Infantil, lá os profissionais distribuíram chocolates para as crianças e acompanhantes que aguardavam atendimento.
O que é o GTH
O Grupo de Trabalho Humanizado do HMA é composto por uma equipe de profissionais da unidade que realizam ações com foco no trabalho humanizado. O grupo tem a função de humanização, de dar um atendimento humanizado onde o paciente é muito mais do que um nome, é como se fosse um familiar.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
O PAI é a única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado para crianças de Araguaína e região. A unidade gerida pelo ISAC e custeada pela Prefeitura Municipal e vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde.