Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os participante tiraram dúvidas e conhecerem as riquezas dos alimentos naturais
O Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, não passou em branco no Hospital Municipal de Araguaína (HMA). Os colaboradores da unidade promoveram uma roda de conversa com a nutricionista do HMA, as crianças internadas e seus acompanhantes, na brinquedoteca da unidade.
Dayany Fabrício apresentou a pirâmide alimentar, indicando de forma lúdica a quantidade que cada alimento deve ser consumido diariamente, a importância da atividade física e o quanto uma alimentação balanceada contribui para a prevenção de doenças.
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC investe na adequação das refeições de seus pacientes, por isso promove encontros como esse com o propósito de ensinar a criança a se alimentar bem e se tornar um adulto mais saudável.
“Quando se trata da criança, nós conseguimos moldar esse hábito mais facilmente, por isso, é importante educá-la para a melhor forma de se alimentar”, frisou a nutricionista.
Alimentação saudável x felicidade
Um estudo da Universidade de Gothenburg, na Suécia, analisou dados de 7675 crianças europeias entre 2 e 9 anos e descobriu que as que têm alimentação saudável são mais felizes.
“A palestra foi ótima. As minhas dúvidas em relação ao preparo dos alimentos, ao valor nutricional e os perigos do açúcar foram solucionadas. Gostei muito. Estou buscando orientar meu filho a ter uma alimentação mais saudável”, afirmou Andreia Sousa Oliveira, mãe de um paciente.
A nutricionista lembrou também que os pais são essenciais nesse papel. “Os pais são espelhos para os filhos. É difícil para uma criança entender que deve consumir alimentos saudáveis sendo que o pai ou mãe consomem somente produtos industrializados, por exemplo”, disse Dayany.