Dia das Crianças do HMA teve alegria, festa e muitos brinquedos

Getting your Trinity Audio player ready...

Voluntários se unem para levar sorrisos aos pacientes infantis

O Dia das Crianças sempre pede brinquedos, festa e bastante alegria. Mas o que fazer quando a criança está internada em um hospital justamente nesse dia? No HMA – Hospital Municipal de Araguaína entram em cena o Grupo de Trabalho Humanizado da unidade e voluntários da comunidade. Juntos, eles promoveram, na terça-feira, 12/10, um dia inteiro de atividades para as crianças, incluindo presentes, palhaços, pinturas e doações de mamadeiras, levando alegria e felicidade para pacientes internados na unidade.

A ação do Dia das Crianças no HMA teve, pela manhã, momento de criatividade com a entrega de kits de pintura para todos os pacientes infantis das enfermarias. Os materiais foram arrecadados pelos próprios colaboradores do hospital. Houve ainda a contribuição dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Unitpac, que doaram kits de mamadeiras que eles mesmos arrecadaram.

“Em um dia de muita alegria na vida de uma criança, é difícil encarar uma internação, então quando, de alguma forma, melhoramos o dia delas e conseguimos ver aquele sorriso no rosto de cada uma, com certeza, é uma das melhores sensações que podemos sentir. É gratificante!”, conta Karoline Milhomem, assistente administrativa do NEPES – Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

Comunidade ativa

À tarde foi a vez da comunidade de Araguaína fazer a sua parte. Voluntários se fantasiaram de palhaço e presentearam os pacientes com brinquedos. Rodrigo Balasso faz parte desse grupo, com outras 15 pessoas. Todos os anos eles arrecadam brinquedos para doar a crianças de comunidades carentes.

“Já tem 14 anos que recebemos essas doações, e essa foi a primeira vez que estamos indo para os hospitais presentear as crianças. É difícil descrever a sensação de como é ter feito uma criança sorrir de felicidade”, destacou o voluntário.

Alegria e presentes

Renato Vinícius Rodrigues, pai do Caio Henrique, de 8 anos, disse que o filho ficaria sem presente este ano. “Ainda bem que o pessoal trouxe essa lembrancinha e fez a alegria do Caio. Ele ficou feliz com a surpresa, inclusive gostou muito do presente, um boneco que ele queria muito. Achei excelente a prática da equipe”, contou o pai.

“Já somos muito bem tratadas aqui no hospital, mesmo assim foi uma surpresa muita boa receber o presente nessa data que significa tanto para nós, que somos pais, e principalmente para as crianças. Minha filha adorou”, comentou Tainará Alves, mãe da pequena Manoela Alves.

Atender com atenção e carinho, estabelecer uma relação que faz o paciente e acompanhante se sentirem importantes, como parte da família, é um passo determinante para o atendimento humanizado na unidade.

O HMA é custeado pela Prefeitura Municipal de Araguaína e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

 

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.