Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um dos objetivos da ação foi reforçar a importância da cultura indígena
No Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o GTH – Grupo de Trabalho Humanizado do HMA – Hospital Municipal de Araguaína preparou uma comemoração especial, com direito a músicas temáticas, presentes e pintura facial para as crianças internadas na unidade e acompanhantes.
Promovida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a ação ocorreu nos leitos das enfermarias e contou com a colaboração do pessoal do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde e do Departamento de Recursos Humanos. A festividade seguiu todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
Cultura indígena
A estagiária de psicologia do HMA, Beatriz Oliveira dos Reis, explicou que os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural do seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes dependendo da ocasião. As tintas utilizadas pelos indígenas são feitas a partir de materiais naturais, como o urucum e o jenipapo.
“O objetivo da ação foi mostrar para as crianças, por meio das pinturas corporais, uma das marcas da cultura dos indígenas. A data em si possui um grande valor, pois além de conscientizar a sociedade sobre a inclusão dos povos indígenas, alerta sobre seus direitos e garante a preservação da cultura tradicional de cada uma das etnias como fonte primordial de sua identidade”, destacou Beatriz.
Na ação, os colaboradores usaram tintas específicas para pintar as crianças, já que o urucum e o jenipapo levam cerca 20 dias para sair do corpo.
E como medida de prevenção contra a covid-19, cada membro do GTH usou luvas na para fazer as pinturas.
“Também levamos bonequinhos artesanais e entregamos para algumas crianças e, ainda, cantamos músicas infantis temáticas do Dia do Índio. Um dos nossos objetivos foi recordar a importância da cultura indígena para nós brasileiros”, finalizou a gerente de RH, Elisangela Rocha.