Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dia de higienização das mãos
Treinamento destacou a importância da higienização correta das mãos como uma das formas de evitar a propagação do novo coronavírus e outras doenças.
No último 5 de maio, Dia Mundial da Higienização das Mãos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal de Araguaína – HMA realizou uma ação para destacar a importância da lavagem correta das mãos.
Com a pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), a atividade, que antes já era fundamental no meio hospitalar, ganhou ainda mais importância para evitar a propagação da nova doença.
O SCIH realizou uma dinâmica educativa de conscientização com a equipe assistencial do HMA. Os colaboradores fizeram uma simulação usando tinta azul nas mãos para representar o produto utilizado na sua higienização.
“A prevenção e o controle de infecções são fundamentais para sistemas de saúde seguros e eficazes. Aproveitamos a dinâmica para treinar e reforçar a questão da biossegurança com nossos colaboradores, sobre como se higienizar corretamente, a técnica correta da retirada do Equipamento de Proteção Pessoal (EPI), além de como manter contato com pacientes positivos para a Covid-19”, explicou a enfermeira coordenadora do SCIH, Amanda Brogin.
Não são só as mãos mal higienizadas que atuam como agentes de transmissão: gotículas de saliva expelidas durante a fala e aerossóis, partículas menores do que as gotículas, capazes de permanecer em suspensão no ar por períodos prolongados, também são fatores de contaminação, por isso todo cuidado é pouco.