Getting your Trinity Audio player ready...
|
Colaboradores da UPA passarão pelo mesmo treinamento
O treinamento em técnicas atualizadas é uma constante para os profissionais do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC que atendem os pacientes no Hospital Municipal de Araguaína – HMA e Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
Por isso os colaboradores do HMA foram os primeiros, de uma série de quatro treinamentos, a conversar com o fonoaudiólogo Ives Marcelo Pinheiro, que ministrou a palestra “Prevenção de broncoaspiração durante a oferta alimentar”.
A palestra
Os colaboradores puderam conhecer um pouco mais sobre a fisiologia da deglutição, sinais e sintomas da disfagia e pacientes com riscos de broncoaspiração.
“Só quando é identificado esses sinais e sintomas de forma precisa é feita uma avaliação adequada para saber se esse paciente tem risco de disfagia, além de conhecer qual é a via de alimentação adequada e segura para proteger a saúde do paciente”, explicou o fonoaudiólogo.
Cuidados adequados
A médica plantonista na estabilização, Ana Cristina de Almeida, considerou a palestra de grande valia para todos os colaboradores. “Mais pessoas têm que tomar conhecimento dessa patologia, assim teremos o conhecimento necessário para tomar os cuidados adequados com os pacientes disfágicos”, destacou a médica.
Segundo a enfermeira Camila Lourenço, para avaliar o paciente com disfagia é preciso conhecer a fisiologia da deglutição. “Quando o paciente chega com uma dificuldade de deglutir, com engasgos, asfixia, broncoaspiração, precisamos agir de forma rápida para reconhecer os sintomas e aliviar a condição do paciente, então é muito importante que tenhamos esse conhecimento”, destacou Camila.