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É obrigatório apresentar os documentos pessoais e Cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde
O Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado, em Araguaína (TO), também conhecido como HMA – Hospital Municipal de Araguaína, é referência no atendimento pediátrico aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sob o regime de 24 horas, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.
O fluxo de atendimento é realizado pela Central de Regulação Municipal, onde, após passar por uma UBS – Unidade Básica de Saúde ou UPA – Unidade de Pronto Atendimento, o usuário tem o seu prontuário enviado para análise de um médico regulador, que é responsável pela autorização de consultas e exames de complexidade.
E para o preenchimento da ficha de atendimento, o paciente deve apresentar os documentos pessoais.
Portanto, antes seguir para o HMA, o usuário deve reunir os seguintes documentos para receber atendimento:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);
– CPF;
– CNS (também conhecido como Cartão do SUS);
– Guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico (para exames)
Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município e fazer a solicitação, ou ainda emitir pela internet.
Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?
O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.
Para emitir o cartão, o usuário precisa ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou à Secretaria de Saúde do município com os seguintes documentos:
– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);
– CPF;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.);
– Número de PIS/PASEP (se tiver).
Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.
Como emitir o Cartão do SUS pela internet?
Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.
Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.
A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.
Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.
Pelo aplicativo:
– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.
Pelo site:
– Acesse o site Conecte SUS;
– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;
– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;
– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.
Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.
O que é a Central de Regulação Municipal?
Agora que você já sabe quais documentos levar quando for até o HMA, conheça também como funciona o trabalho da Central de Regulação Municipal.
Após ser acolhido em uma UBS, o usuário do SUS que foi encaminhado para receber atendimento especializado no HMA vai precisar de uma autorização, cuja solicitação é enviada para a Central de Regulação Municipal. Ao receber a solicitação, a Regulação fica responsável pelo agendamento da consulta ou exame especializado, além de comunicar o paciente quando esta guia de atendimento for liberada.
O paciente que não conseguir ir até a Regulação para receber a guia de atendimento no dia e horário agendado pode pedir para um familiar ou conhecido ir buscar, desde que apresente os documentos do paciente que vai receber o atendimento, além dos seus documentos pessoais também.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Regulação Municipal pelo telefone (63) 3411-7051.
Quando procurar atendimento no HMA?
O HMA é referência no atendimento pediátrico, com destaque para cirurgias cardíacas pediátricas e assistência de alta complexidade cardiovascular, ofertando os serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e cirurgias de urgência e emergência pediátricas. Possui 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI – Unidade de Terapia Intensiva, e também oferece exames laboratoriais e de imagem.
São exemplos de casos para procurar atendimento no HMA:
– Cardiologia pediátrica;
– Cirurgia cardíaca pediátrica;
– Cirurgia pediátrica;
– Cirurgia torácica;
– Eletrocardiograma (ECG);
– Endoscopia (EDA);
– Ultrassonografia (USG);
– Ultrassonografia ocular;
– Oncologia pediátrica;
– Raio-X
O HMA atende apenas os usuários do SUS que foram encaminhados por uma UBS. Se o usuário apresenta sintomas como febre, vômito, diarréia ou falta de ar, ou sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.