RG, CNH, Passaporte ou outro documento oficial com foto, CPF e Cartão do SUS são necessários para ser atendido em qualquer unidade de saúde

Quais são os documentos necessários para ser atendido no HMA?

Getting your Trinity Audio player ready...

É obrigatório apresentar os documentos pessoais e Cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde

O Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado, em Araguaína (TO), também conhecido como HMA – Hospital Municipal de Araguaína, é referência no atendimento pediátrico aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde sob o regime de 24 horas, sete dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

O fluxo de atendimento é realizado pela Central de Regulação Municipal, onde, após passar por uma UBS – Unidade Básica de Saúde ou UPA – Unidade de Pronto Atendimento, o usuário tem o seu prontuário enviado para análise de um médico regulador, que é responsável pela autorização de consultas e exames de complexidade.

E para o preenchimento da ficha de atendimento, o paciente deve apresentar os documentos pessoais.

Portanto, antes seguir para o HMA, o usuário deve reunir os seguintes documentos para receber atendimento:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);

– CPF;

– CNS (também conhecido como Cartão do SUS);

– Guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico (para exames)

Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde do município e fazer a solicitação, ou ainda emitir pela internet.

Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?

O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.

Para emitir o cartão, o usuário precisa ir até a unidade de saúde mais próxima da sua casa ou à Secretaria de Saúde do município com os seguintes documentos:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);

– CPF;

– Certidão de nascimento ou casamento;

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.);

– Número de PIS/PASEP (se tiver).

Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.

Como emitir o Cartão do SUS pela internet?

Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que também pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.

A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.

Aplicativo Conecte SUS reúne as informações mais relevantes e todo o histórico do usuário
Com o aplicativo Conecte SUS o usuário tem acesso à versão digital do Cartão do SUS e seu histórico de dados de saúde

Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.

Pelo aplicativo:

– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.

Pelo site:

– Acesse o site Conecte SUS;

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.

O que é a Central de Regulação Municipal?

Agora que você já sabe quais documentos levar quando for até o HMA, conheça também como funciona o trabalho da Central de Regulação Municipal.

Após ser acolhido em uma UBS, o usuário do SUS que foi encaminhado para receber atendimento especializado no HMA vai precisar de uma autorização, cuja solicitação é enviada para a Central de Regulação Municipal. Ao receber a solicitação, a Regulação fica responsável pelo agendamento da consulta ou exame especializado, além de comunicar o paciente quando esta guia de atendimento for liberada.

O paciente que não conseguir ir até a Regulação para receber a guia de atendimento no dia e horário agendado pode pedir para um familiar ou conhecido ir buscar, desde que apresente os documentos do paciente que vai receber o atendimento, além dos seus documentos pessoais também.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Regulação Municipal pelo telefone (63) 3411-7051.

Quando procurar atendimento no HMA?

O HMA é referência no atendimento pediátrico, com destaque para cirurgias cardíacas pediátricas e assistência de alta complexidade cardiovascular, ofertando os serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e cirurgias de urgência e emergência pediátricas. Possui 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI – Unidade de Terapia Intensiva, e também oferece exames laboratoriais e de imagem.

São exemplos de casos para procurar atendimento no HMA:

– Cardiologia pediátrica;

– Cirurgia cardíaca pediátrica;

– Cirurgia pediátrica;

– Cirurgia torácica;

– Eletrocardiograma (ECG);

– Endoscopia (EDA);

– Ultrassonografia (USG);

– Ultrassonografia ocular;

– Oncologia pediátrica;

– Raio-X

O HMA atende apenas os usuários do SUS que foram encaminhados por uma UBS. Se o usuário apresenta sintomas como febre, vômito, diarréia ou falta de ar, ou sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.