Getting your Trinity Audio player ready...
|
No mesmo período, a unidade fez 746 cirurgias e atendeu 1.775 pacientes ambulatoriais
Por 12 dias, durante o ano passado, a filha de oito anos de Rosilda Pereira ficou internada no HMA – Hospital Municipal de Araguaína por conta de uma infecção renal. Durante esse período, a auxiliar de Serviços Gerais ficou surpresa com o que viu e com a forma como a menina foi tratada na unidade. “Todos foram bem legais com a minha filha, estiveram presentes em tudo. Fiquei muito satisfeita”, relembra.
Em 2022, 2.458 pessoas ficaram internadas na unidade, a maioria criança. No mesmo período, o setor ambulatorial atendeu 1.775 pacientes e foram realizados mais de 137 mil exames e 746 cirurgias.
Certificado com os selos Qmentum International: Acreditado e Acreditado Diamond da Qmentum International em Rede de Atenção à Saúde, o hospital é referência na realização de cirurgias cardiopediátricas no Tocantins.
O HMA oferta os serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência/emergência; dispõe de 61 leitos, distribuídos entre enfermaria, estabilização e UTI – Unidade de Terapia Intensiva. A unidade também oferece exames de análises clínicas, radiografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e ecocardiograma. Externamente são realizados os exames de ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada.
“O fato de sermos referência no acolhimento de alta complexidade pediátrica na região faz com que estejamos em constante qualificação e mudança, mantendo e buscando cada vez mais excelência na humanização, na segurança do paciente e na entrega dos nossos serviços”, destaca o diretor-geral das unidades ISAC no Tocantins, José Waldemar Cardoso.
O HMA pertence à rede municipal de Saúde de Araguaína, no Tocantins, sendo gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Reconhecimento nacional
Em 2022, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado foi reconhecido como o 22º melhor hospital público do Brasil, único hospital público localizado fora do Estado de São Paulo.
A premiação nacional inédita foi realizada em novembro, em Brasília (DF). O “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” reconheceu as 40 melhores unidades hospitalares do país com atendimento 100% financiado pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
A iniciativa do IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde, IES – Instituto Ética Saúde e ONA – Organização Nacional de Acreditação, identifica as instituições hospitalares do SUS consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.
“É sempre uma honra ser reconhecido pelo nosso empenho e dedicação à frente dos serviços de saúde prestados nas nossas unidades. Essa premiação, assim como outras que já recebemos, nos impulsiona a seguir dando o melhor a nossa população, colocando a saúde como prioridade”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
Cirurgia rara, complexa e exclusiva
Ravi Caleb Ferreira da Silva entrou para a história do HMA em 2022. O menino, com 12 dias de nascido, foi diagnosticado com transposição das grandes artérias. De nome difícil e de entendimento mais complicado ainda, esse laudo significa que a criança nasceu com a artéria aorta e a artéria pulmonar invertidas.
Após uma criteriosa avaliação de especialistas, ficou decidido que o bebê necessitaria da chamada cirurgia de Jatene. No dia 23 de maio, Ravi entrou na sala de cirurgia, tornando-se o primeiro paciente a receber esse tipo de intervenção no Estado do Tocantins. Depois de mais de três meses internado, em observação, o pequeno recebeu a tão sonhada alta, e em agosto foi o mês de voltar para o convívio da família.
Realizado em bebês, o procedimento consiste na inversão da posição da artéria aorta e da artéria pulmonar, colocando-as na posição correta, para que o sangue que passa pelo pulmão e é oxigenado seja distribuído pelo corpo da criança, permitindo que o cérebro e todos os órgãos vitais recebam oxigênio. Essa cardiopatia é considerada, mesmo atualmente, um caso complexo, de alto risco para os bebês, e se não tratada, leva à morte de mais de 90% das crianças no primeiro ano de vida.
A equipe médica foi comandada pelo cirurgião Artur Henrique de Souza, que veio de Goiânia-GO, junto com o instrumentador Marcos Alves. O perfusionista Edson Xavier veio de Palmas, e as duas médicas anestesistas são de Araguaína. O procedimento foi acompanhado pelo cardiopediatra Márcio Miranda, que também é coordenador da UTI Pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína, e pela médica diarista e intensivista pediátrica, Moabe Coutinho.
Satisfação do usuário
A qualidade do serviço prestado à população é avaliada constantemente pelos usuários. Em 2022, o HMA alcançou cerca de 99% de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.
Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo é a empresa responsável pelo serviço.