Getting your Trinity Audio player ready...
|
Promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem, a honraria é entregue a profissionais que atuam nas áreas de assistência, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política.
Trabalhando no ISAC – Instituto Saúde e Cidadania há quase cinco anos, Maria Ferreira de Sousa atua no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, em Palmas. Apaixonada pelo que faz, a técnica ficou lisonjeada em saber que foi escolhida pelos colegas para receber a homenagem do COREN – Conselho Regional de Enfermagem.
“Tinha uma urna onde indicávamos um colega da área técnica e da enfermagem. Os nomes mais votados foram levados até o Conselho que acatou. Fiquei feliz e surpresa, porque tem tanta gente boa e capacitada por aqui. Só tenho a agradecer aos meus colegas, à empresa que trabalho e a Deus, primeiramente”, exclamou.
Para Waldemar Cardoso, diretor do ISAC em Araguaína, ter uma colaboradora reconhecida e homenageada em uma premiação desta categoria é de encher o coração de orgulho e satisfação. “Essa celebração vem somar a certeza que o ISAC já tem: que os seus colaboradores trabalham com o coração, o amor, a humanização e são extremamente capacitados e dedicados a tudo”, ressalta.
Hospital Municipal de Araguaína
O HMA pertence à rede municipal de Saúde de Araguaína, no Tocantins, sendo gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Em 2022, foi reconhecido como o 22º melhor hospital público do Brasil, único hospital público localizado fora do Estado de São Paulo.
Certificado com os selos Qmentum International: Acreditado e Acreditado Diamond da Qmentum International em Rede de Atenção à Saúde, o hospital é referência na realização de cirurgias cardiopediátricas no Tocantins.
Prêmio Magdalena Akemi 2023
A solenidade de entrega dos troféus foi realizada no dia 20 de maio em Palmas, na capital. O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins promove o Prêmio Magdalena Akemi 2023 em reconhecimento à atuação destacada de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas áreas de assistência à saúde, ensino, gestão, empreendedorismo, segurança pública e política. Esta é a segunda edição da premiação que se firma como a maior honraria destinada aos profissionais da enfermagem do Tocantins.
A seleção dos profissionais foi realizada com base em uma análise criteriosa a partir da indicação feita por equipes de enfermagem, comunidades acadêmicas, entidades representativas ou pessoas da sociedade, conforme previsto no edital. A seleção considerou o desempenho do exercício profissional dos indicados nas dimensões técnica, ética, política, social, científica, cultural e humana.
Foram premiados 45 profissionais, dos quais, 24 atuam na assistência à saúde; oito, que trabalham em instituições de ensino; seis, que atuam na área de gestão pública ou privada; três, que trabalham em órgãos da segurança pública; dois, que são empreendedores na área da enfermagem; e dois profissionais que atuam como agentes políticos eletivos ou indicados.
A 2ª edição do Prêmio Magdalena Akemi contemplou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Aparecida do Rio Negro, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
História
O Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem Tocantinense Enfermeira Magdalena Akemi foi instituído em 2022 com apoio do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. A premiação leva o nome da enfermeira obstétrica Magdalena Akemi Rodrigues Carneiro, que marcou a enfermagem tocantinense na área da assistência e da gestão, sendo reconhecida nacionalmente com o Prêmio Ana Nery, em 2016.
Em sua trajetória em defesa da saúde brasileira, Magdalena Akemi participou das discussões para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi responsável pela implantação do sistema de humanização do então Hospital do Câncer de Barretos, atualmente conhecido como Hospital do Amor. Atuou por 11 anos como enfermeira fiscal e coordenadora do Departamento de Fiscalização do Coren-TO, até a sua morte, em março de 2021.