Getting your Trinity Audio player ready...
|
A ação faz parte das celebrações do Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno
Mães e acompanhantes de pacientes internados no Hospital Municipal de Araguaína – HMA receberam orientações e tiraram dúvidas sobre a importância do aleitamento materno e a forma correta de realizar a amamentação.
A palestra foi uma parceria entre o HMA e o Conselho de Fonoaudiologia e faz parte da campanha nacional “Agosto Dourado”. Durante as explicações, as mães receberam informações importantes sobre o desenvolvimento fonoaudiólogo da criança quando ela é amamentada da forma correta.
Paralelo à palestra, o nutricionista do hospital, Eduardo Campos Ferreira, informou que, até o fim de agosto, o HMA estará recebendo frascos de vidro para encaminhar ao Banco de Leite Humano de Araguaína, sediado no Hospital Dom Orione.
“Todas as pessoas que tenham um frasco de vidro com tampa de plástico podem fazer essa doação. Sempre tem um que não usamos mais e que nesse caso pode fazer total diferença para o Banco de Leite”, enfatizou Eduardo
Doação
As doações podem ser feitas no Setor de Nutrição do Hospital Municipal de Araguaína, localizado na Avenida Tibúrcio José Dantas, 650, no Loteamento Manoel Gomes da Cunha.
O recipiente precisa estar limpo ou pelo menos enxaguado com água e sabão.
Na última semana do mês, os materiais serão entregues ao Banco de Leite e uma nova palestra será realizada junto às mães e profissionais.
Benefícios amamentação
“ Muita gente pensa que nós só somos indicados quando a criança já tem idade para falar, mas isso não é verdade. Nós atuamos desde os primeiros dias de vida incentivando justamente esse procedimento de amamentação para que muitos problemas de comunicação possam ser evitados. O leite materno é capaz de prevenir infecções de ouvido, melhorar atividades psicomotoras, entre tantos outros benefícios. E foi isso que nós tentamos mostrar para as mães”, disse Sanadya Rodrigues, fonoaudióloga especializada na área hospitalar.
Durante a roda de conversa entre mães e profissionais, foi destacada a importância do empoderamento e do engajamento da família em apoio à mãe durante a amamentação, com incentivos e estimulação, ao invés de críticas e idéias de dar outros alimentos para a criança.
Colocando em prática
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que o aleitamento materno seja feito até dois anos de idade ou mais. Recomendação que a acompanhante Dayane Silva tem seguido com os dois filhos.
“ Meu filho já tem dois anos e nessa idade já é mais fácil tirar a amamentação, mas eu fico com meu coração doendo em pensar nisso. Para mim o leite materno é de extrema importância para o crescimento saudável das crianças. Por isso eu fiz questão de amamentar até os seis meses com os meus dois filhos. E essas orientações que recebi só me confirmaram essa importância”, concluiu.