Getting your Trinity Audio player ready...
|
Pacientes internados no HMA e aguardando atendimento no PAI também receberam visita e participaram de atividades de recreação.
Quando se é criança, brincar é sempre bom. É por isso que, no mês delas, o HMA – Hospital Municipal de Araguaína e PAI – Pronto Atendimento Infantil, em Araguaína (TO), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, promovem uma campanha especial em alusão à data.
Este ano, dezenas de brinquedos foram doados por colaboradores e a comunidade em geral, e entregues para os pacientes internados no HMA e aguardando atendimento no PAI. E, além de ganharem presentes, as crianças também brincaram, conversaram e tiraram fotos com a equipe do GTH – Grupo de Trabalhos Humanizados, responsável pela ação, e universitários da Lacipe – Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, que procuraram espontaneamente as unidades e participaram pela primeira vez.
De acordo com Jéssica Monique, terapeuta ocupacional e presidente do GTH, a campanha de arrecadação e o dia de brincadeiras ocorrem anualmente e são momentos importantes para os pacientes mirins. As visitas ocorreram nos dias 11 e 12 de outubro.
“O processo de hospitalização gera uma separação das atividades significativas para a criança, que ficam mais fragilizadas nessa época do ano”, explica Jéssica. “Assim como o Natal, é um período marcado por ganhar presentes, curtir o feriado e brincar. Então, buscamos resgatar tudo isso para melhorar o processo de adaptação. É benéfico para o emocional da criança e ressignifica esse espaço e sua internação”, acrescenta.
Entre os brinquedos doados e distribuídos estavam bolas, bonecas, carrinhos e chocalhos, e os membros do GTH e Lacipe se fantasiaram de super-heróis e personagens de histórias infantis para tornar o momento mais lúdico e memorável.
A campanha é intensificada em setembro, mobilizando colaboradores e a comunidade, e, como já é conhecida, possui uma boa adesão, segundo afirma Síntia Rodrigues Barros, coordenadora do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios. É realizada pelo HMA desde 2009, quando o hospital foi inaugurado, e agora o PAI, inaugurado em 2022, também participa dessa tradição.
“O impacto é positivo porque a ação vem justamente para amenizar um momento delicado, que é a hospitalização”, pontua Síntia. “Através das brincadeiras, a criança passa a enxergar o hospital como um lugar que ajuda ela a melhorar. É uma forma de tornar positivo aquele momento,o que traz alegria para ela e sua família”, destaca.
Brinquedoteca precisa de doações
A campanha de arrecadação de brinquedos é permanente, pois também ajuda a renovar o estoque da Brinquedoteca do hospital. O espaço é um ambiente lúdico e seguro onde as crianças podem brincar com tranquilidade.
Além dos brinquedos mais comuns, também são aceitos jogos de tabuleiro, blocos de montar, cozinha infantil e outros itens, novos ou usados, em boas condições e, preferencialmente, duráveis.
Para doar, basta ir até uma das unidades a qualquer momento, pois funcionam em regime de 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, e fazer a entrega dos brinquedos na recepção.
O HMA fica na Av. Tibúrcio José Dantas, no 650, Loteamento Manoel Gomes da Cunha. Já o PAI fica na Rua das Tulipas, S/N, bairro Jardim das Flores.
Sobre o HMA
Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde
Sobre o PAI
Única unidade de urgência e emergência pediátrica no Tocantins a oferecer atendimento especializado e exclusivo para crianças de Araguaína e região, o Pronto Atendimento Infantil é custeado pela Prefeitura de Araguaína e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui três consultórios médicos e capacidade para atender 150 pacientes por dia.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.