Getting your Trinity Audio player ready...
|
O doce respeitou a dieta específica de cada paciente
Além dos muitos significados religiosos, Páscoa também é sinônimo de chocolate em abundância, principalmente entre as crianças. Mas como desfrutar dos ovos quando se está hospitalizado?
Foi pensando nisso que o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, por meio do NEPS – Núcleo de Educação Permanente em Saúde e do SND – Serviço de Nutrição e Dietética do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, promoveu um momento especial de Páscoa para as crianças internadas na unidade e acompanhantes dos pacientes da UTI – Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
“Os ovos caseiros foram feitos por mim e pelas meninas da cozinha. Nós também colocamos um cartãozinho de Páscoa e entregamos”, comentou a assistente administrativa do NEPS, Ana Karolina de Andrade.
Mas chocolate para criança internada pode?
O nutricionista e coordenador do SND, Eduardo Campos, diz que sim. Antes dos ovos serem preparados, foi feita uma verificação minuciosa na dieta de cada paciente, para avaliar casos de alergia ou intolerância aos ingredientes e até se o tratamento permitia a ingestão de chocolate.
“Distribuímos as surpresas doces somente para as crianças maiores de um ano. Tivemos todo um cuidado no momento da distribuição, analisamos todas as dietas para que a criança não fosse prejudicada, porque, mesmo que seja um gesto de boa fé, é preciso ter todo um cuidado com a dieta do paciente. As mães ficaram muito felizes, já que nem todas têm condições financeiras para adquirir ovos semelhantes”, contou Eduardo.
Segundo Ana Karolina, a programação humaniza o ambiente hospitalar e faz bem para os profissionais da unidade também. “Levamos esse momento até as crianças internadas para dar mais alegria a elas. Mas acaba que a gente fica muito feliz também”, finalizou a colaboradora.