Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atualização faz parte das ações de educação permanente promovidas pelo ISAC
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove treinamentos constantes com o objetivo de oferecer um melhor atendimento para seus pacientes. Mesmo que algo já tenha sido visto, precisa ser revisitado para que seus colaboradores sejam ágeis durante procedimentos importantes onde cada acerto aumenta as chances de vida do paciente.
No última quinta-feira, 12, foi realizado no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, por meio da CME – Central de Material e Esterilização, um treinamento sobre instrumentação cirúrgica. A instrução foi ministrada pelas médicas cirurgiãs, Dra. Nyrla Yoshie Yano Gomes e Dra. Joyce Lisboa Freitas.
Os colaboradores do Centro Cirúrgico, tanto os antigos como os novos, tiveram contato com os materiais utilizados em cirurgias, conheceram mais sobre os instrumentos e sobre como organizar as mesas cirúrgicas.
“Para oferecer o melhor para nossos pacientes, é preciso estudar, rever, treinar, a gente não pode enferrujar durante o trabalho e achar que já sabe de tudo, então todos os treinamentos, mesmo que se repitam, servem para que nossas habilidades fiquem mais refinadas e que nada de errado possa vir a acontecer durante um procedimento”, explica a Coordenadora do Centro Cirúrgico e CME do HMA, Elzuira Vieira da Silva.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC.
O que é CME?
A Central de Material e Esterilização é conhecida como o coração do hospital, a unidade responsável pela esterilização, limpeza, controle, preparo e distribuição dos materiais médicos.
É no CME onde são processados os artigos médicos, como roupas cirúrgicas e utensílios, por exemplo.
Esse setor atua no controle e prevenção de infecções, garantindo a segurança e qualidade por meio de instrumentais processados adequadamente, para assim evitar que esses instrumentos se tornem fonte de contaminação e transmissão de organismos danosos a saúde do paciente.