Getting your Trinity Audio player ready...
|
Iniciativa do ISAC acontece dentro da nova Sala de Conforto dos Pais na unidade.
Com o objetivo de trabalhar o período de permanência das mães e acompanhantes no Hospital Municipal de Araguaína durante a internação das crianças na UTI Pediátrica e aliviar a ansiedade desencadeada pela situação, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC criou o projeto “Interação no Conforto dos Pais”.
Normalmente, a internação de crianças na UTI tende a ser prolongada, por isso, além das atividades, é oferecido um espaço próprio para o descanso dos acompanhantes, chamado de Sala de Conforto dos Pais.
“Nós pensamos em atividades e palestras que vão deixar essa passagem pelo hospital um pouco mais tranquila”, explicou a terapeuta ocupacional do HMA, Evelyne Medeiros.
As ações incluem a troca de experiências entre os pais e acompanhantes de todas as crianças internadas e esclarecimento de dúvidas sobre os protocolos da UTI, entre outros assuntos.
A UTI Pediátrica do HMA é referência em assistência à saúde infantil no norte do Tocantins e conta com 10 leitos para internação, além de uma equipe multiprofissional para atendimento.
Várias atividades
A fisioterapeuta Maria Marta explica que o projeto é bem amplo.
“Queremos promover palestras sobre as patologias das crianças, dinâmicas, exercícios físicos e alguma atividade em que elas possam aprender e se distrair. A ideia é que façamos uma atividade diferente por semana”, pontuou.
Iniciativa mais que aprovada
Patrícia Feitosa, que veio de Araguaçu, cidade localizada no sul do Tocantins, aprovou a ideia do projeto.
“É muito boa essa iniciativa, pois vamos distrair um pouco o nosso tempo nesse momento tão difícil”, disse.
“É interessante esse projeto, pois poderemos esclarecer nossas dúvidas e ajudar a nos desligar um pouco desses problemas”, afirmou Eloiza Venâncio, acompanhante.