Equipe formada por cirurgiões, cardiopediatra, anestesiologistas, perfusionistas e instrumentadores já está operando no hospital e, no momento, tem cirurgias agendadas até fevereiro de 2024
Os corações dos pacientes na fila de cirurgia e seus familiares já podem bater de alegria. O HMA – Hospital Municipal de Araguaína, no Tocantins, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, retomou, no dia 7 de novembro, as cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais, agora com uma nova equipe. Juntos, somam mais de 10 anos de experiência e centenas de cirurgias realizadas e bem-sucedidas.
Atualmente, o hospital é o único do Tocantins que possui as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados para a execução do serviço, que é público e gratuito. Implementado em setembro de 2019, mais de 190 cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais foram realizadas, tornando o HMA referência na região.
“Araguaína se destacou, principalmente o HMA, no cuidado ao paciente. Inovou com as cirurgias cardíacas pediátricas e mostrou para o Estado que é possível, sim, ser um polo de referência”, destaca o Dr. José Maria Sinimbu Filho, médico pediatra e superintendente técnico do ISAC. “Hoje, a gente consegue ver a continuidade desse trabalho. Com a chegada da nova equipe, com seu compromisso e competência, tenho certeza de que vamos conseguir elevar ainda mais a qualidade”, acrescenta.
Os cirurgiões cardíacos pediatras, Dr. Pabllo Namorato Barros e Dr. Cláudio Almeida Parra, juntamente com a cardiopediatra Dra. Renata Cabral Pedroza, além de anestesistas, perfusionistas e instrumentadores, formam a nova equipe do HMA responsável pelas cirurgias.
Pequenos corações, grandes emoções
Um dos primeiros pacientes atendidos pela nova equipe, Arthur da Silva Ramos, de 4 anos, já pode correr e brincar tranquilamente, para a alegria da mãe, Kássia Silva Aguiar.
Arthur foi diagnosticado com CIV – Comunicação Interventricular, uma cardiopatia congênita caracterizada pela presença de uma abertura ou orifício que permite a passagem de sangue entre as câmaras do coração, o que o sobrecarrega. Ele foi operado no dia 7 de novembro e, duas semanas depois, no retorno do pós-operatório, já apresentava ótima recuperação.
A nova equipe tem, ao todo, 24 cirurgias agendadas até fevereiro de 2024, segundo afirma a Dra. Elena Medrado, médica pediatra e diretora técnica do HMA. “Até o final de dezembro deste ano, terão sido 16 crianças operadas e, em 2024, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, mais oito crianças. As cirurgias que a nova equipe já realizou foram um sucesso, com uma recuperação melhor e mais rápida. Os profissionais são bastante experientes, formam uma equipe renomada e estamos muito orgulhosos pela parceria”, revela.
Antes de assumir o serviço no HMA, a cardiopediatra Dra. Renata Cabral e os cirurgiões Dr. Pabllo Namorato e Dr. Cláudio Parra atuaram em diferentes hospitais de Minas Gerais e em outras regiões do país. Eles oferecem acompanhamento pré e pós-operatório com a realização de exames de média e alta complexidade, e tempo de internação e recuperação de cinco a sete dias, o que é considerado ótimo.
Hospital de referência com profissionais excelentes
O HMA é público e atende os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. É reconhecido internacionalmente, além de ser considerado uma das melhores unidades de saúde do país. Em maio deste ano, foi habilitado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 560, para receber incentivos no valor de R$1,3 milhão por ano para a manutenção dos serviços públicos de saúde relacionados à Cardiologia.
Essas características confirmam a qualidade do hospital e atraem profissionais renomados, como o Dr. Pabllo Namorato, novo cirurgião-chefe das cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais do HMA. Natural de Visconde do Rio Branco (MG), o médico de 37 anos é especialista em cirurgia cardiovascular e cardiopatias congênitas, e já participou de mais de 800 cirurgias nos últimos 11 anos.
“Acredito que a cardiopediatria nos escolhe. Ela é menos desejada pela maioria dos cirurgiões porque, além de complexa, você precisa ter um bom relacionamento com as crianças e os seus pais. E eu tenho isso”, afirma Dr. Pabllo Namorato. “Antes de tudo, tenho o meu trabalho como o meu sacerdócio. O nosso serviço é um serviço de excelência porque somos comprometidos. E nós nos comprometemos a oferecer excelentes resultados à população do Estado de Tocantins”, declara.
O médico-cirurgião diz que decidiu trilhar o caminho da cardiopediatria aos 16 anos de idade, quando precisou ir ao hospital com suspeita de apendicite e ficou encantando com o olhar de gratidão de um paciente, uma criança, para o cirurgião cardíaco pediátrico que a operou.
“Também tenho um tio que é médico pediatra, Dr. Wander Namorato, e sempre foi referência para mim, inclusive, para eu me interessar, dentro da cirurgia cardíaca, pela área da Pediatria. E tive dois grandes chefes, o Dr. Bayard Gontijo e Dr. Fernando Fantini, que são, hoje, referência em todo o Brasil. Aprendi o que eu sei com todos eles”, conta o Dr. Pabllo Namorato.
Sobre o HMA
Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins, recebe também recursos da União e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.