Getting your Trinity Audio player ready...
|
Novembrinho Azul: profissionais da saúde recebem orientação sobre saúde gênito-urinária em crianças e adolescentes
A ação faz parte da campanha Novembro Azul, mas com foco nas crianças e adolescentes
A campanha Novembro Azul é nacionalmente conhecida pelo incentivo à saúde do homem e ao diagnóstico precoce das doenças mais incidentes no sexo masculino. Já o Novembrinho Azul é uma iniciativa das médicas cirurgiãs-pediátricas do HMA, Nyrla Yano e Joyce Lisboa Freitas, com apoio do Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, responsável pelas gestões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal (HMA) e Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), e foca exclusivamente em crianças e adolescentes.
O projeto é voltado para a saúde gênito-urinária dos jovens, alertando sobre diagnóstico e tratamento precoce de doenças como fimose, distopia testicular e varicocele, que são importantes fatores de risco para câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina na vida adulta.
Orientação aos profissionais
As médicas cirurgiãs pediátricas do ISAC, Nyrla Yano e Joyce Lisboa Freitas, ministraram uma palestra de capacitação para médicos e enfermeiros da cidade no Hospital de Doenças Tropicais. A proposta foi orientar sobre essas principais doenças sofridas pelos meninos.
“O principal recado é alertá-los sobre o diagnóstico e tratamento precoce sobre essas doenças que acometem as crianças. Alguns diagnósticos antigamente só tinham a ideia que só deveriam encaminhar as crianças depois de sete anos, mas a maioria dessas doenças podem ser tratadas até os seis meses de idade. Importante orientar esses médicos que lidam diariamente com esses pacientes”, destacou Dra. Joyce.
Em sua palestra, Dra. Nyrla apresentou vários casos de doenças provocadas em crianças e como foi o tratamento.
“É uma alusão ao Novembro Azul e pegamos esse gancho para falar sobre as principais doenças de crianças. A orientação para esses profissionais é que, assim que verificarem algo diferente, possam encaminhar para um especialista”, pontuou.
Conhecimento
Médica de uma unidade básica de saúde, Andressa Sousa Aguiar parabenizou a iniciativa.
“Achei muito proveitoso, importante sempre ter esse tipo de capacitação. A orientação com o especialista ajuda muito. Terei a partir de agora um olhar diferenciado para esses casos”, destaca.