Getting your Trinity Audio player ready...
|
Potencialmente letal, essa doença pode ser prevenida por meio da vacina
Para alertar a comunidade sobre a meningite, uma doença potencialmente letal, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, promoveu uma palestra no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, para pacientes que aguardavam atendimento.
A enfermeira do NVEH – Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Lirinete Wanderlei Costa, conversou com os pacientes sobre o que é a meningite, formas de transmissão, comportamentos de risco, sinais e sintomas, além de métodos para prevenir a doença.
“Como estamos em um período endêmico para casos virais de gripe, muitas vezes os sintomas da meningite são confundidos com os da gripe, aí a mãe acaba deixando de procurar atendimento médico para a filha ou filho, o que é um perigo”, alerta a enfermeira.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos, como traumatismo.
Quais são os sintomas?
Febre, vômitos, dor de cabeça, rigidez de nuca, náuseas e/ou manchas vermelhas na pele. Os sintomas podem ser menos evidentes em crianças menores de um ano, como moleira tensa e elevada, inquietação com choro agudo e persistente, irritabilidade, além de rigidez corporal com ou sem convulsões.
E como faz para prevenir?
A melhor forma de prevenção está na vacina, que está disponível na UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima, para crianças a partir dos dois meses, adolescentes de 11 a 14 anos e idosos.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC.