Getting your Trinity Audio player ready...
|
Livros de colorir, caixas de giz de cera e brinquedos foram os presentes para amenizar a passagem pela unidade em tempos de pandemia
O Hospital Municipal de Araguaína – HMA precisou tomar algumas medidas para evitar a exposição dos pacientes internados à Covid-19, entre elas a restrição a visitas e o fechamento da brinquedoteca, o local de diversões para as crianças em tratamento.
E para ajudar os pacientes e enfrentar esse período atípico, os jovens Demolay da ordem maçônica de Araguaína se organizaram, angariaram recursos e montaram kits divertidos para os pequeninos.
“Preparamos tudo com muito carinho. Cada kit tem um livro para colorir, um pacote de giz de cera e brinquedos. Eu fiquei muito feliz com a repercussão dentro do grupo, porque esse foi o jeito que encontramos de ajudar e deixar as crianças felizes”, destacou Artur Amorim, coordenador da ação.
A assistente social do HMA, Marleide de Araujo, reforça que brincar estimula a criatividade da criança, já que elas utilizam a imaginação. Sem contar que contribui para o tratamento.
“Nessa pandemia, as crianças ficam muito ansiosas, elas não podem receber visitas e a brinquedoteca está fechada. A gente faz tudo pela segurança deles, mas também sabemos o quanto os pequenos ficam chorosos e com saudade de casa. Então essas atividades já ajudam a passar o tempo e tornar esse período de internação mais agradável”, explicou Marleide.
O HMA
O Hospital Municipal de Araguaína Dr. ° Eduardo Medrado é referência em pediatria para toda a região macro norte de saúde do Estado do Tocantins. Ele oferta os serviços de UTI pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência/emergência e cirurgia pediátrica, inclusive, cardíaca. Sua gestão é compartilhada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e a Prefeitura de Araguaína.