Primeiro tratamento odontológico para prevenção de Endocardite Bacteriana infantil foi realizado no HMA.

Getting your Trinity Audio player ready...

O procedimento inovador na unidade contemplou um paciente de 4 anos de idade com problemas cardíacos

 Os profissionais do Hospital Municipal de Araguaína – HMA realizaram o primeiro tratamento odontológico de ART para prevenção de Endocardite Bacteriana em um paciente infantil. ART é a sigla em inglês para Tratamento Restaurador Atraumático, uma técnica que restaura os dentes atingidos pela cárie dental utilizando somente instrumentos manuais, ou seja, sem o uso de brocas ou turbinas.

 O paciente foi uma criança de 4 anos, com problemas cardíacos, e que apresentou cáries múltiplas nos quatro elementos decíduos anteriores (dentes que são trocados naturalmente entre 7 e 8 anos), comprometendo a estética, função, fonação, autoestima e gerando foco para infecção bacteriana.

Simples, barato e fundamental

 O procedimento de Odontologia Hospitalar é inovador no HMA e uma iniciativa a mais além do tratamento convencional já oferecido ao paciente. Simples e de baixo custo, a intervenção odontológica é fundamental para assegurar a saúde de pacientes cardíacos.

 A odontóloga hospitalar do HMA, Dra. Marlei Pires, destacou a satisfação por ser uma das responsáveis por restabelecer a autoestima do paciente, devolvendo conforto e bem-estar. Ela explicou que, devido ao problema cardíaco, as cáries eram um fator de risco para saúde da criança.

 “Ficamos muito preocupados com o risco de Endocardite Bacteriana, por isso optei pela ART, confeccionei as coroinhas de ionômero de vidro, visto que a criança tinha indicação para tal procedimento. Foi um tratamento de grande eficácia em dentes de leite e com baixo custo”, enfatizou.

Envolvimento multiprofissional

 O procedimento só foi possível graças ao apoio do coordenador da UTI Pediátrica, Dr. Márcio Miranda Brito, ao qual a Dra. Marlei agradeceu pela confiança. O tratamento teve ainda a participação da fisioterapeuta Tálita Vanessa e da equipe de enfermagem do hospital.

 “É preciso amor pra tudo dar certo e não estar sozinho. A equipe multidisciplinar é muito boa e empenhados para que tudo funcione.O paciente já teve alta e foi encaminhado ao serviço odontológico de sua cidade de origem”, completou a dentista.

A doença

 A Endocardite Bacteriana é uma inflamação da membrana interna do coração e suas válvulas. Considerada uma doença grave, ela é causada por agentes infecciosos (bactérias) que invadem o sangue e podem ser originários de várias partes do corpo, principalmente da boca.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.