Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cerca de 80% das infecções da área hospitalar são causadas pelo não uso do protocolo da lavagem das mãos
Você sabia que o ato de lavar as mãos corretamente pode prevenir doenças e até mesmo salvar vidas? Buscando abordar o assunto da melhor maneira possível, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) tem realizado rodas de conversa com pacientes e acompanhantes para falar sobre a forma correta desse procedimento e mostrar na prática como ele deve ser feito.
80% das infecções da área hospitalar são causadas pelo não uso da lavagem das mãos. Tanto dos acompanhantes, crianças e profissionais de saúde.
“O nosso objetivo é orientar, hospitalares. Lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância incentivar e diminuir os números de infecções. Mas, esse hábito pode prevenir muitas doenças. O que nós queremos é que as mães, acompanhantes e visitantes tenham essa noção no dia a dia deles”, destaca Amanda Brogin, enfermeira e coordenadora do serviço de controle de infecção hospitalar do HMA.
As orientações já foram repassadas aos acompanhantes dos pacientes da UTI Pediátrica e foram compartilhadas com as mamães e acompanhantes dos demais pacientes do hospital.
Durante o encontro, foram apresentadas as forma teórica e prática de como a higienização deve ser feita. Logo após, os participantes viram um vídeo que mostrou os principais contatos com as bactérias, como por exemplo, a maçaneta da porta, o uso do celular, do computador, da torneira do banheiro, entre tantos outros itens e lugares que são compartilhados.
Ana Caroline foi uma das mães que participaram da roda de conversa. Ela conta que aprendeu novas técnicas de higienização e deve fazer com mais cuidado esse processo.
“Nossa! Eu não tinha noção do quanto eu lavava errado as minhas mãos. Foi de grande importância esse bate papo e as orientações que recebemos. Por que muitas vezes, nós não nos atentamos para esses detalhes. Eu, por exemplo, achava que só o álcool em gel resolvia, sendo que na verdade, ele é um complemento desse processo”, finalizou a mãe da pequena Sara.
Em 2019, os profissionais do Hospital Municipal de Araguaína receberam um treinamento sobre a higienização das mãos. O procedimento faz parte da Capacitação Multiprofissional em Segurança do Paciente: Protocolos de Identificação e Higienização das Mãos.