Semana da Enfermagem do ISAC destacou o papel do profissional do ambiente hospitalar

O evento contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem de todas as unidades administradas pelo Instituto Saúde e Cidadania em Araguaína

Profissionais de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Hospital Municipal de Araguaína e Ambulatório Municipal de Especialidades participaram da Semana da Enfermagem, evento promovido pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC para valorizar e ressaltar a importância desses profissionais para o sistema de saúde. o evento aconteceu na Faculdade Católica Dom Orione.

A abertura do evento contou com a participação do Coral UniCanto, além de palavras de agradecimentos aos profissionais. A semana promoveu inúmeras capacitações com temáticas como a classificação de risco, saúde da voz, materiais pérfuro cortantes, saúde mental, entre outras.

Valorização

O superintendente de projetos do ISAC, Alberto Aguiar, destacou que a dinâmica de toda unidade de saúde depende e muito dos profissionais da Enfermagem.

“Esse evento é uma forma de reconhecimento para essa equipe tão importante. 60% da parte assistencial é realizada pela Enfermagem, são profissionais essenciais nos serviços de saúde”, disse.

“Este profissional é conhecido pela dedicação em cuidar, é ele que está em contato direto com o paciente”, afirmou Meire Fonseca, diretora geral da UPA.

O gerente de enfermagem do ISAC, Adriano Rocha Silva, lembrou que a Semana da Enfermagem também é um momento de falar sobre o surgimento da profissão.

“A gente relembra toda essa história, atualiza e busca melhorias no âmbito hospitalar para servir o paciente da melhor forma possível. O enfermeiro está muito próximo do paciente e é multitarefas”, frisou.

Conteúdos

Uma das palestrantes do evento, a médica cirurgiã pediátrica Joyce Lisboa Freitas destacou que todo procedimento médico só pode ser feito com qualidade com a atuação do profissional da enfermagem.

“Eles estão em todos os ambientes do hospital, não conseguiremos ter um bom funcionamento sem esses profissionais. A semana de enfermagem vem para capacitar, atualizar e ouvir as demandas do setor”, ressaltou.

Durante todo o evento, os participantes participaram de diversas dinâmicas de integração entre os profissionais, sorteio de brindes e coffee braek completo.