Getting your Trinity Audio player ready...
|
HMA celebra festa junina com os pacientes infantis
Tradição nas regiões norte e nordeste do Brasil, a Festa Junina move pessoas em torno da cultura, dança, comidas típicas e muita alegria, tem até quem arrisque pular a fogueira. Essa alegria que embala o mês de junho extrapola todos os muros, inclusive os do HMA – Hospital Municipal de Araguaína, que promoveu uma festa junina para as crianças internadas na unidade hospitalar.
Mas antes de começar a falar para os pequeninos sobre a importância da cultura da festa junina, a dentista do HMA, Thays Pereira Cunha, conversou com as mães e pais das crianças internadas sobre a importância da higiene bucal.
“É necessário reforçar para os pais e mães que educação oral a gente começa desde cedo, principalmente para evitar uma série de doenças que tem início dentro da boca”, destaca a dentista.
Voltando ao festejo junino, teve dança de quadrilha, música, desenho, fogueira (de mentirinha), pescaria e outras tantas atividades que divertiram as crianças.“A atividade foi voltada para o aspecto da humanização do ambiente hospitalar com o objetivo de levar um momento de diversão para as crianças, de descontração e de interação dos pequeninos com a equipe. É importante porque estimula o brincar com atividades relacionadas ao período de festa junina”, explica Jéssica Monique Furtado Lima, terapeuta ocupacional do HMA.
Esse resgate da cultura junina agradou mães e pais, que ficaram dois anos sem festas por causa da pandemia, além dos pequeninos, que conheceram as festividades pela primeira vez.
Esse é o caso do Bruno Ferreira Silva, pai da Aurora Aguiar Carneiro, que tem apenas dois anos e meio e nunca tinha visto uma festa junina.
“Achei a ação muito boa porque começa a introduzir a criança nessa cultura que a gente já tem, com esse tempo da pandemia a minha filha não teve contato, esse ano que começou, então é bom para que as crianças possam ter essa interação com outras crianças e aprender o que já é costume nosso”, finaliza Bruno.
O Hospital Municipal de Araguaína é administrado pela Prefeitura e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.