Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estratégia ajuda no gerenciamento de riscos e ampliação da qualidade do atendimento
Uma assistência segura e qualificada passa pela busca da melhoria contínua dos fluxos e processos. Nas unidades gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, essa avaliação é uma prática diária da equipe. Todos os dias, os profissionais se reúnem para pontuar falhas e, juntos, buscarem solução.
A ferramenta utilizada é chamada ISAC Day, mas, no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, é conhecida como PED Day, por conta do perfil de atendimento. Ela se baseia em um check-list com perguntas pré-definidas sobre segurança do paciente, qualidade, pessoas e celebração.
Os encontros duram cerca de dez minutos e fazem parte da política de governança assistencial do instituto. Eles acontecem nos corredores das unidades, próximos às enfermarias ou postos de enfermagem.
Momento de integração
Segundo a coordenadora de Qualidade do ISAC em Araguaína, Tatiane Dias, a estratégia ajuda a integrar as áreas e a criar barreiras para minimizar os riscos.
“O ISAC Day é uma importante ferramenta para prevenir e identificar falhas, promover o trabalho em equipe e o comprometimento das lideranças e liderados em conduzir uma assistência de qualidade, humanizada e segura a partir do apontamento das falhas e da revisão dos processos”, afirmou a colaboradora.
Usuário também opina
Uma vez por semana, os usuários também têm a oportunidade de sugerir mudanças em conversas abertas com a equipe. Dessa vez, a ferramenta é chamada Paciente Day e foca em questões relacionadas à qualidade e segurança no atendimento prestado.
Além desses encontros, pacientes e acompanhantes também contam com o Serviço de Atendimento ao Usuário, para reclamar, sugerir ou elogiar. Nesses casos, os registros podem ser feitos por meio de formulários on-line, urnas espalhadas pelas unidades, e-mail, WhatsApp e pesquisa in loco.